17° Abraço Guarapiranga chama a atenção para a descarga de esgoto no reservatório e demanda ações de preservação

17° Abraço Guarapiranga chama a atenção para a descarga de esgoto no reservatório e demanda ações de preservação
Foto: Divulgação

Abrindo a Semana do Meio Ambiente, o Abraço Guarapiranga 2023 será realizado no domingo, 04 de junho, no Parque da Barragem, zona sul da capital paulista. Trata-se da mais tradicional manifestação popular em defesa das fontes de água da região metropolitana de São Paulo. Em sua 17ª edição, o Abraço, como é carinhosamente conhecido, terá como tema o combate ao lançamento de esgoto sem tratamento nos cursos d’água, em especial na própria represa.

+ Iguape, Ilha Comprida e Cananéia: um roteiro pelas praias, dunas e natureza reservada

+ Bota Pra Correr: meus primeiros 10km conhecendo a paradisíaca São Miguel dos Milagres

+ Como escolher as melhores ondas?

Os movimentos e organizações envolvidos no Abraço cobram medidas urgentes para conter a destruição das fontes de água, sobretudo das represas de Guarapiranga e Billings, sufocadas pela degradação dos seus mananciais e pelo despejo de resíduos de todo tipo nos seus corpos. Além de pressionar o poder público por melhorias, o evento tem como objetivo mobilizar e alertar a população, empresas, a imprensa e todos os níveis de governo para a urgência na construção de uma nova cultura de cuidado com a água.

Hoje a poluição da Guarapiranga, por exemplo, é visível, inclusive na cobertura de uma camada de macrófitas que se expandiu recentemente. Estas plantas se multiplicam rapidamente em ambientes aquáticos pobres em oxigênio e ricos em nutrientes orgânicos, oriundos basicamente do esgoto sem tratamento lançado nos corpos d’água.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo