Os dias de calor realmente dão mais motivação para enfrentar uma corrida de trilha. Mas a medida que o sol vai brilhando mais forte, lidar com os raios quentes do verão pode ser um desafio enorme.
Leia mais:
+ Quando preciso de tênis novos para corrida de trilha?
+ 5 dicas para começar no Trail Run
+ Mitos e verdades sobre correr no calor
O que os atletas devem saber sobre corrida de trilha em dias de calor
Os corredores de trilha têm uma vantagem, pois as características naturais que acompanham o terreno off-road – árvores, riachos, altitude – podem tornar as trilhas mais suportáveis em climas quentes do que correr no asfalto. Mas mesmo assim, nem sempre é fácil, especialmente em algumas regiões ainda mais quentes do país. Aqui estão algumas dicas e estratégias de corrida para ondas de calor – incluindo truques mentais – para manter a calma.
1. Corra cedo
O nascer do sol no verão é bem cedo e sair para correr a essa hora pode ser um empecilho para aqueles que não são da manhã. Mas as temperaturas mais baixas podem fazer toda a diferença. Aqui está um truque mental: visualize sua trilha favorita e/ou planeje correr em uma trilha que você ama e/ou planeje chegar a um ponto em uma trilha para ver o sol nascer. Acordar cedo torna-se mais suportável com a emoção da expectativa.
2. Chegue tarde
A segunda onda de ar mais frio do dia ocorre depois que o sol se põe no céu. Correr ao entardecer pode ser uma ótima maneira de relaxar. Para aqueles que acham difícil se motivar no final do dia, tente estas estratégias: imagine-se avançando no ar fresco da noite, desfazendo qualquer estresse indesejado que possa ter se acumulado durante o dia. Além disso, uma dose de cafeína no meio da tarde pode ajudar. Apenas certifique-se de não ingerir muito a ponto de não conseguir dormir à noite.
3. Cubra-se
Especialmente durante as horas de pico de calor, usar um boné com aba mantém o sol escaldante fora de seu rosto, o que pode tornar sua experiência geral ao ar livre mais agradável. Da mesma forma, usar óculos de sol protetores, daqueles que reduzem o brilho do sol e a fadiga ocular, também ajudam a mantê-lo mais fresco e com o nível de prazer elevado.
4. Escolha trilhas sombreadas.
Se você costuma fazer trilhas em sua área, sabe que algumas são mais arborizadas do que outras. Evite correr em trilhas expostas no sol do meio-dia. Em vez disso, opte pelas trilhas mais sombreadas possíveis. Ao procurar trilhas novas com sombra ideal, procure por áreas verde-escuras nos mapas e leia as descrições das trilhas em sites ou aplicativos.
5. Corra perto da água
Correr ao longo de riachos pode reduzir a temperatura do ar em alguns graus. Correr em trilhas que cruzam riachos pode lhe dar a oportunidade de jogar água fria no rosto e pescoço e mergulhar o chapéu ou a viseira na água. A escolha de trilhas que levam ou passam por lagos/rios oferece a mesma opção, e elas também permitem que você mergulhe todo o corpo para se refrescar no meio da corrida. Se você mora perto do litoral, correr na praia ou perto da costa pode oferecer benefícios semelhantes, com o bônus adicional da brisa refrescante que vem dos oceanos e grandes lagos.
6. Molhe o chapéu ou a cabeça
Se você estiver correndo perto da água, aproveite a oportunidade para mergulhar seu chapéu ou viseira em riachos ou lagos ao longo de sua rota. Se suas trilhas não passarem por fontes de água, tente molhá-los antes de sair de casa. E se você estiver carregando água, o que deve ser feito no calor do verão, carregue o suficiente para molhar o chapéu / faixa de cabeça / polaina ou até mesmo a roupa no meio da corrida. Fazer isso pode diminuir a temperatura do seu corpo.
7. Compre e utilize equipamentos de refrigeração
Produtos de resfriamento como a bandana de resfriamento da Coolnet (que também pode ser usada como proteção solar, etc.) e molhá-la e torcê-la antes de usá-la pode fazer maravilhas para manter a temperatura corporal baixa. A tecnologia proprietária acelera o processo de evaporação para criar um efeito de resfriamento perceptível sem o uso de produtos químicos. Você também pode encontrar equipamentos, como chapéus, que possuem bolsos específicos para guardar gelo ou bolsas de gelo.
8. Corra alto
Quanto maior a elevação, mais frias as temperaturas, portanto, ir alto durante os meses de verão pode oferecer um alívio bem-vindo. Lugares como por exemplo Campos do Jordão costumam ter a temperatura mais baixa do que as cidades vizinhas.
9. Pré-hidratar e hidratar
Pré-carregar sua hidratação bebendo água ou bebidas eletrolíticas antes da corrida pode ajudar a diminuir a fadiga causada pela desidratação durante a corrida. (Na verdade, é uma boa ideia manter-se bem hidratado diariamente durante todo o verão, independentemente dos seus níveis de atividade.) Carregar água e bebidas eletrolíticas durante a corrida e beber cedo e com frequência ajudará você a se refrescar na corrida.
10. Aceite o calor (enquanto o supera)
Saiba que correr no calor, assim como correr em outras condições difíceis como frio, chuva ou até escuridão, torna você resistente. Se você está buscando uma corrida de meta, treinando para uma prova ou uma nova distância, ou apenas quer usar a boa e velha resistência mental em sua vida cotidiana, use a corrida no calor para te fortalecer.