Trapaceando na dieta

Dicas para fugir da dieta sem peso na consciência

Um bom desempenho atlético é o resultado de um conjunto de fatores, e um dos principais é uma dieta saudável e balanceada. No entanto é quase impossível seguir uma dieta à risca o tempo inteiro – as tentações gastronômicas nos rodeiam o tempo todo.

Com as festas de fim de ano, as chances de sair da dieta são maiores ainda. Pensando nisso, reunimos algumas dicas da Outside norte-americana para você escapar da sua dieta de maneira consciente, e não pôr todo seu esforço a perder em nome de uma fatia de pizza (ou quatro).

Confira:

  1. Trapaceie por uma refeição, não por um dia. O estrago que você pode causar em um dia de comilança pode ser suficiente para anular uma semana inteira de alimentação cuidadosa.
  2. 600 calorias são suficientes por escapada. Mas saiba que esse número pode diminuir conforme você perde peso. Seu corpo com 90 kg tem um metabolismo mais acelerado do que seu corpo com 75 kg.
  3. Evite bombas de açúcar. Um aumento repentino de insulina no sangue pode incentivar o corpo a aumentar as reservas de gordura. Escolha uma comida prazerosa, porém balanceada – uma pizza, por exemplo, deve ter queijo, vegetais e proteína, nutrientes que ajudam o fluxo sanguíneo a se manter estável.
  4. Meça sua trapaça, parça. Não abra um pacote gigante de salgadinhos e caia de boca. Ponha um pouco do petisco em um pote de tamanho razoável – quando acabar, acabou.
  5. Ou substitua a trapaça alimentícia por mais um dia de descanso. Se você sente que está precisando de uma folga, um dia extra de descanso pode ser uma boa saída. Seu corpo se recupera enquanto descansa – mas não enquanto come porcarias.
  6. Repense sua dieta. Sentir vontade de sair da dieta constantemente é um mau sinal. Se você é infeliz com sua alimentação regular, talvez seja hora de repensar o cardápio diário. Uma alimentação saudável é como um casamento – um relacionamento importantíssimo. Claro, haverá dias em que você brigará com ela, mas se você briga toda semana, talvez seja hora de partir para a próxima.