A Whole Foods divulgou suas previsões para o novo ano – eis o que esperar
Os compradores globais e especialistas da Whole Foods Market revelaram as tendências alimentares mais esperadas e inovadoras para 2019 em seu quarto anúncio de previsões de tendências anuais.
Sabores do Pacífico, embalagens ecologicamente corretas, lanches de carne falsa e novas variedades de produtos com infusão de cânhamo estão entre as influências de alimentos que deverão decolar no próximo ano.
-
Saiba como treinar o seu cérebro para desejar comida saudável
-
Como as dietas afetam a saúde mental
-
7 alimentos para turbinar sua performance no esporte
De acordo com a empresa, seus observadores de tendências experientes compilaram os relatórios “com base em mais de 100 anos de experiência combinada em terceirização de produtos, estudando as preferências dos consumidores e participando de exposições da indústria de alimentos e bem-estar em todo o mundo”. Aqui está o que eles preveem para 2019:
1. Sabores do Pacífico
O ano de 2019 será o ano do Pacífico. Pense na Ásia, na Oceania e nas costas ocidentais da América do Norte e do Sul. Ingredientes como longaniza (linguiça filipina de porco), camarão seco, choco e pasta de camarão serão marcantes neste ano. Enquanto frutas tropicais vibrantes como goiaba, pitaia e maracujá estão chegando às taças coloridas de coquetéis.
2. Complexos de Probióticos
A mania dos alimentos fermentados tem sido alimentada em grande parte por serem ricos em probióticos. Agora, diz WF, podemos esperar probióticos ainda mais inovadores em alimentos e em iterações mais novas. Novas cepas de probióticos, como Bacillus coagulans GBI-30 e Bacillus coagulans MTCC 5856, estão possibilitando aplicações mais estáveis. Marcas focadas no bem-estar facilitam a obtenção de mais probióticos no seu dia, adicionando ingredientes probióticos funcionais aos seus produtos básicos de despensa, através de produtos como granola, aveia, manteigas de nozes, sopas e barras de nutrição.
3. Gorduras da moda
As gorduras estão voltando, e as dietas mais modernas estão a bordo. Com a crescente popularidade das dietas keto, paleo, sem grão e até mesmo “pegan” (paleo + vegan), além de uma mentalidade geral de mudança do consumidor, as gorduras são ingredientes estrelados em alimentos criativos e convenientes. Juntamente com essas gorduras boas, combinações de proteína e baixa de carboidratos continuarão a tendência em categorias simples e fáceis de lanches. Novas integrações de fontes de gordura – como barras de nutrição feitas com óleo de MCT, chocolates recheados com manteiga de coco, lanches afetuosamente chamados “bombas gordas” e uma nova onda de bebidas vegan de café prontas para beber inspiradas em cafés amanteigados – são tendência para que os consumidores obtenham sua gordura preenchida com deleites convenientes.
4. Próximo nível de cânhamo
Corações de cânhamo, sementes e óleos já existem há algum tempo, mas com a explosão da indústria de cannabis, o novo interesse tem muitas marcas procurando explorar o campo. WF escreve: “Enquanto o petróleo CBD ainda é tecnicamente tabu (proibido em alimentos, cuidados com o corpo e suplementos dietéticos sob a lei federal dos EUA), varejistas, especialistas em culinária e consumidores não podem perder a febre da cannabis quando visitam feiras da indústria alimentícia, conferências sobre inovadores de alimentos ou até mesmo mercados de agricultores locais.”
5. Petiscos sem carne
À medida que mais e mais pessoas estão em transição para a alimentação baseada em vegetais, estamos realmente vendo as carnes falsas à base de plantas atingirem novos patamares. Espera-se que a tendência também invada o segmento de salgadinhos de carnes. “Cogumelos como o trompete do rei terão um papel fundamental aqui, flexionando seus poderes de sabor e textura em deliciosos temperos, carne de porco e lanches de bacon.” Espere uma série de outras invenções também.
6. Embalagem eco-consciente
Várias marcas estão trocando suas embalagens em resposta ao ambiente. Entre outras iniciativas, deve haver embalagens mais compostáveis e menos plásticas. “Espere ver uma ênfase na reutilização, com mais departamentos de produção “BYOVB” (traga sua própria sacola de legumes) e tradicionalmente pacotes de uso único para uso múltiplo, como embalagens de comida multiuso (e compostáveis!) feitas de cera de abelha, bem como alternativas de lona encerada ou silicone para os sacos de armazenamento de plástico usuais que podem ser usados para sanduíches e lanches. Alguns movimentos começam como tendências e, em seguida, tornam-se necessidades. Esta é uma delas.”
7. Sobremesas exóticas
Prepare-se para guloseimas congeladas que incluam abacate, hummus, tahine e água de coco. Serão sorvetes com fitas de queijo saboroso e sobremesas de inspiração global como a raspadinha taiwanês e nieves mexicanos de garrafa, sem mencionar os sorvetes turcos com sua textura única do mastique e de outras fontes exclusivas.
8. Mais iguarias do oceano
As verduras do mar passaram da quase obscuridade para os petiscos de algas em todas as lancheiras das crianças. “Verduras do mar estão aparecendo em pratos como manteiga de algas marinhas e macarrão de kelp enquanto os consumidores exploram novas profundezas dos sabores do oceano com propriedades superalimentares como variedades únicas de algas e algas. Lanches tufados feitos de sementes de nenúfares, alternativas de atum à base de vegetais com ingredientes de algas, peles de salmão crocantes e salgadas com ômega-3 e jerkies de algas são apenas algumas das provas.”