O celular e as mídias sociais nos tiram cada vez mais da realidade, mesmo quando estamos no meio da natureza. Veja como voltar

Cada vez mais, passamos muitas horas diante das telas de nossos celulares, ainda mais com diversas mídias sociais. Para piorar, em muitas ocasiões fazemos coisas pensando apenas no reflexo que elas podem ter em nossos perfis online. Sendo assim, deixamos de viver momentos felizes e descontraídos em nome de um bom post.

De acordo com uma reportagem publicada pela Outside norte-americana, se você apresenta qualquer um destes sintomas regularmente, pode ser que o seu celular esteja ocupando um espaço mental e psicológico nocivo na sua mente – você deve estar passando muito tempo, prestando muita atenção e dando importância demais a ele:

  • Vibrações-fantasma: Sentir o celular vibrar no bolso quando na verdade isso não está acontecendo.
  • Efeito tetris: Adormecer com imagens de um jogo ou mídia social na cabeça, ao invés de com a mente tranquila.
  • Checadinhas no meio da noite: Levantar para ir ao banheiro às duas da manhã e não resistir à tentação de ver o celular.
  • Ansiedade por quietude: Esperar em uma fila sem olhar para o celular te deixa desconfortável.

A boa notícia é que existem algumas práticas simples que todos nós podemos usar para reverter nossa distração digital crônica:

#1 O que os olhos não veem o coração não sente

Tire seu telefone do seu campo de visão. Por exemplo, fora da sala onde você está tentando trabalhar, e fora do seu quarto à noite. Esta medida reduz o apelo do celular sobre você imediatamente.

#2 Agende tempo sem o celular

Estabeleça regras rígidas para algumas atividades durante as quais você vai deixar o celular fora de seu campo de visão. Por exemplo: na academia, durante uma caminhada, durante uma sessão de trabalho focado, assistindo TV com o seu parceiro e, talvez mais importantde de todos, quando você estiver dormindo.

#3 Monitore o uso

Alguns aplicativos, como o Moment, registram quanto tempo você passa no celular e te informam sobre as características do seu uso (horários mais acessados, por exemplo).

#4 Manhãs sem tecnologia 

Durante a primeira meia hora após acordar, não interaja com a tecnologia. Em vez disso, use este tempo para planejar seu dia, e se entregue a um ritual matutino como fazer café, meditar, praticar yoga ou trabalhar concentrado.