Os benefícios de usar a bike como meio de transporte

As vantages vão além da economia de combustível

Foto: Vergani_Fotografia/iStock

As vantages vão além da economia de combustível

Por Redação

Os recentes reajustes na gasolina e diesel distribuídos no Brasil desencadearam uma série de protestos de caminheiros no país. A manifestação tem provocado desabastecimento de carne, leite, materiais hospitalares e combustível. Nas grandes capitais, como São Paulo, nesta quinta-feira (24) apenas 60% da frota está circulando na cidade devido a falta de abastecimento de combustível causa pela a paralisação dos caminhoneiros. Ainda que não seja a solução deste problema, a bicicleta é um meio de transporte alternativo. A bicicleta é um meio de transporte totalmente sustentável e saudável. Selecionamos alguns ótimos motivos para você repensar o uso do carro e, quem sabe, trocar pela bicicleta – fator que vai além do valor gasolina.

  1. Saúde

Uma recente pesquisa do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), publicada no site da Bicycling, sobre o uso de bicicletas na cidade de São Paulo,concluiu que na área de saúde, se a população do município incorporasse a bike em suas atividades físicas, haveria uma economia anual de R$ 34 milhões no Sistema Único de Saúde (SUS), só em internações por doenças cardiovasculares e diabetes. Além de prevenir doenças, andar de bicicleta é um exercício aeróbico e de resistência muscular. Com a bike, o corpo trabalha os membros inferiores e melhora o condicionamento físico de quem pratica.

2. Economia

Usando São Paulo como exemplo, o estudo do CEBRAP calculou que se moradores da cidade utilizassem a bike em “viagens pedaláveis” (aquelas de até 8 km entre origem e destino, realizadas entre 6h e 20h, por pessoas com até 50 anos), em dias úteis, haveria uma economia de 14% na renda mensal, ou R$ 214, em média. O impacto nos bolsos seria considerável, em especial nas classes mais baixas. O custo de manutenção das bicicletas também é baixo. As bikes normalmente precisam de pequenos os reparos que você mesmo pode fazer. Os maiores gastos ocorrem quando é necessária a troca de pneus ou uma revisão geral, o que ocorre apenas uma vez por ano. Imagina só a economia com gasolina…

3. Liberdade e tempo

Trânsito com bike? Sem chance! Livre-se do congestionamento e da chata procura de vaga para estacionar. O ônibus demora? Com a bike você faz o seu horário. A pesquisa publicada na Bicycling constatou também que ciclistas sentem muito mais prazer, relaxamento e satisfação, além de menos estresse, ao transitar pela cidade do que aqueles que não pedalam.

4. Zero poluição

Você já deve estar cansado de saber que os veículos automotivos são uma das grandes fontes de emissão de CO2, um vilões do aquecimento global. As bicicletas não produzem poluição nem para o ar nem poluição sonora. O meio ambiente agradece!

Leia Mais: 5 ingredientes em uma só panela para uma refeição saudável
A importância de acompanhar a saúde do coração de esportistas