Sucos que aliados a uma alimentação equilibrada e exercícios físicos podem trazer bons resultados

Por Karina e Nathali Oliani*

Hipócrates, o pai da medicina, há 400 anos antes de Cristo já disse: “Faça do alimento o seu medicamento!”

Como médicas, as irmãs sabem que nunca podem parar de estudar, e também são pós-graduadas em Nutrologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Então aproveite as dicas mais atuais que elas vão dar exclusivamente aos leitores da Go Outside e nunca mais fique sem beber sucos super saborosos e saudáveis.

Alguns sucos que trazem grandes benefícios quando aliados a uma alimentação equilibrada e exercícios físicos.

Suco Detox 1: laranja, maçã, mamão, cenoura e beterraba.

Para liberar as toxinas acumuladas no corpo pela alimentação em excesso, pelo consumo de alimentos inadequados e até mesmo pelo stress, o consumo de sucos desintoxicantes é uma alternativa natural e bastante saudável.

Suco Detox 2: 2 folhas de couve + suco de ½ limão + ½ pepino japonês sem casca + 1 fatia de gengibre + 1 maçã vermelha + 150 ml de água de coco + 2 talos de salsão

Suco Digestivo: maçã verde, hortelã, gengibre, abacaxi e água de coco

O suco “verde” melhora a digestão dá mais energia, e já virou moda entre os malhadores de plantão.

Suco Anti-inflamatório: abacaxi com hortelã, gengibre e raspas de limão

O gengibre é ótimo para acelerar o metabolismo. Tem propriedades anti-inflamatórias e queima as gorduras extras. Este suco contém propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a eliminar as toxinas do corpo, melhora a pele e dá mais energia. Neste remédio caseiro a fruta utilizada foi o abacaxi, porém o gengibre pode ser misturado com muitas outras frutas como laranja e limão. Escolha a sua preferida e experimente.

Suco Anti-inchaço: melancia com morango e canela (morango-triptofano, aumenta sensação de bem-estar)

A melancia reduz o nível de colesterol no sangue junto à canela, que tem o efeito regulador sobre os níveis de açúcar no sangue. A canela também ajuda o organismo a processar os carboidratos de forma mais eficiente, e isso ajuda a eliminar alguns quilos. Estudos mostram que a gordura abdominal é mais sensível aos efeitos da canela do que a gordura de outras partes do corpo, ou seja a canela ajuda mais a queimar a gordura da barriga.

Suco Rejuvenescedor: maçã, morango, laranja, linhaça

Este suco é rico em vitamina C, combate os radicais livres e auxilia o funcionamento do intestino. A linhaça hidratada e ajuda no funcionamento das células nervosas.

Suco Anti-Ansiedade

1 folha de couve média (sem o talo), 1 colher de sobremesa de germe de trigo, 1 maracujá, 1 colher de sobremesa de mel, ½ copo de água gelada.

Suco Energizante: Açaí, morango, banana, gengibre e mel

O açaí e morango são antioxidantes, já a banana e rica em potássio que evita a fadiga. O gengibre e anti-inflamatório e o mel melhora a imunidade.

*Karina Oliani é médica, atleta e especialista em Wilderness Medicine pela WMS (Wilderness Medical Society). Nathali Oliani é médica, nutróloga e atleta federada de Snowboard.