O XTERRA Brazil anunciou nesta quinta-feira (29) algumas novidades nas modalidades das últimas etapas de 2022. Os novos desafios estarão presentes partir da etapa da Estrada Real, em Tiradentes (MG), nos dias 15 e 16 de outubro, como a volta do XTAGE no mountain bike, uma prova com dois dias de duração em um percurso que privilegia a natureza das regiões.
+ Como se preparar para sua primeira prova de triathlon
+ 5 dicas para começar no Trail Run
“O XTERRA busca constantemente melhorar, seja em estrutura ou mesmo no formato das provas. Tudo isso sempre pensando em como diminuir o impacto de nossa presença no meio ambiente das cidades escolhidas”, diz Bernardo Fonseca, CEO da X3M, empresa detentora da marca XTERRA Brazil no país.
Novidades no XTERRA Brazil
A novidade no triathlon é a implementação do Short Track, um formato mais rápido e que garante uma chegada com mais pretendentes à vitória. Serão duas pernas de 200 metros de natação, quatro voltas de 2k na bike e dois trechos de corrida com 1,5k.
Já o Swim Challenge aposta em dois formatos diferentes: Storm Swim, em que os competidores disputarão três baterias diferentes, com 1,5k, 1k e 500m para definir os vencedores. A soma dos tempos definirá a colocação final. A outra prova será a Long Distance, com 5k de percurso que pode ser realizado individualmente ou em dupla.
No Trail Run, a categoria Endurance está de volta e os participantes poderão correr 50k em dupla. O Kids Run também ganhou novas atrações como mais obstáculos e novas distâncias na corrida e no duathlon.
“Os novos formatos são para trazer mais emoção a quem disputa as provas e, também, quem assiste nas arenas”, contou Shubi Guimarães, diretora técnica da X3M.
Transmissão ao vivo
Além do resgate de modalidades antigas e novos desafios, o XTERRA Brazil também vai passar a transmitir as provas ao vivo para o público da arena e para quem quiser assistir de casa.
Com mais de 20 câmeras no evento, o objetivo da organização é aproximar mais o público dos esportes de natureza, que muitas vezes não são acompanhados por questões logísticas.
As etapas da Estrada Real (MG), Ilhabela (SP), Paraty (RJ), Itabira (MG) e Búzios (RJ) já estão com suas inscrições abertas e podem ser realizadas por meio do site do circuito.