XP Sertões Kitesurf chega à paradisíaca Praia do Preá, no litoral cearense

Por Redação

Competição de kite colore o visual do litoral cearense. Foto: Affonso Dalle/Sertões.

O penúltimo dia do XP Sertões Kitesurf, o maior rally de longa duração da modalidade no planeta, acontece nesta sexta-feira (15) na Praia do Preá, litoral cearense.

Assim como acontece no Sertões da terra firme, os velejadores do Brasil e de outros oito países largam e chegam no mesmo ponto. E não é um ponto qualquer, mas a Praia do Preá, hoje uma das mecas internacionais do esporte, localizada no município de Cruz.

Veja também
+ Parque Villa-Lobos recebe maior festival de cinema ao ar livre neste fim de semana
+ Governo paquistanês pretende homenagear Gabriel Tarso por ato heroico no K2
+ A fantástica história da Ocean Dome, a mega piscina de ondas japonesa que foi a falência

Os atletas terão a chance de aproveitar bem as condições privilegiadas. O que não quer dizer que não terão de fazer força. Afinal, além do downwind (a favor do vento) haverá uma parte em upwind (contra o vento).

Yaron Moura, vice-líder da Pro Masculino. Foto: Gabriel Heusi/Sertões.

A quarta etapa do XP Sertões Kitesurf terá características de sprint: mais curta e intensa, dando aos competidores a chance de acompanhar todo o tempo o desempenho dos principais adversários.

Foi desenhado um circuito de 17 quilômetros em torno do Rancho do Kite, indo até Barrinha, que será percorrido uma vez pelas categorias Adventure, Pro Jr., Master, Gran Master e na Wing (duas voltas), e duas por Pro e Elite (quatro voltas ao todo) – neste caso, com um intervalo de uma hora entre elas.

O Preá entrou no clima da competição com a chegada da terceira etapa, iniciada na Ilha do Guajiru, em Itarema, com direito a um upwind para contornar esse pedaço de terra que se desprendeu do continente.

Para Pro e Elite foram ao todos 100 quilômetros. As demais categorias completaram 70, saindo do mar em Monteiros (Acaraú). Pedras e currais (armadilhas de pesca) foram as dificuldades a ser contornadas.

lha do Guajiru foi contornada pelos atletas no início do percurso da etapa de quinta-feira (14). Foto: Affonso Dalle/Sertões.

Na Pro Masculino, o duelo entre kitesurfers da região segue firme. Desta vez, com vitória de Alex Neto. O atleta do Cumbuco, atual campeão da prova, voltou a superar Yaron Moura, que chegou literalmente em casa, com a torcida da mãe e dos praticantes do Preá. Netinho lidera a geral, com Yaron em seu encalço.

A disputa feminina teve a argentina Julieta Biasotti à frente de Gaby Reynard – as duas são líder e vice-líder na geral. Bia Santos completou em terceiro, mesma posição que ocupa no acumulado.

Marcos Rodrigues foi o vencedor na Pro Jr. Já na Adventure, Marcos Botelho superou o ex-atacante Júnior Pipoca, que mostrou mais uma vez habilidade também com a prancha e a pipa. No Feminino, terceira vitória de Bela Furtado.

Invencibilidade também para Eduardo Botelho (irmão de Marcos), na Master. Após perder uma boia na véspera e ser desclassificado da segunda da etapa, Fernando Giestas se recuperou para vencer na Gran Master (55+). Cândida Liberato levou no feminino.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo