Vulcão submarino em erupção é lar de espécies de tubarões; assista

Por IstoÉ Dinheiro

vulcão submarino
Kavachi foi apelidado de "Sharkano" depois que uma expedição de 2015 ao local revelou que a cratera era um lar improvável para duas espécies de tubarões (Crédito: Reprodução/NASA)

O Observatório da Terra da NASA divulgou imagens de satélite de um vulcão submarino em erupção. A imagem, tirada em 14 de maio pelo Operational Land Imager 2 no satélite Landsat 9, mostra uma nuvem de água descolorida sendo emitida do vulcão submarino. O satélite foi projetado para capturar imagens de alta resolução do nosso planeta. As informações são da IstoÉ Dinheiro.

+ NASA consegue extrair som provocado por buraco negro no espaço; ouça

+ Você tem medo de quê? Nove aventureiros relatam situações assustadoras

+ Como será a onda de Nazaré vista do espaço?

O vulcão Kavachi nas Ilhas Salomão é um dos vulcões submarinos mais ativos do Pacífico, segundo a NASA. Ele fica a cerca de 24 quilômetros ao sul de uma ilha chamada Vangunu.

Kavachi foi apelidado de “Sharkano” depois que uma expedição de 2015 ao local revelou que a cratera era um lar improvável para duas espécies de tubarões, sugerindo que grandes animais marinhos podem existir em um ambiente extremo, tolerando água quente e ácida.

Uma cabeça-de-martelo recortada e o tubarão-seda estavam entre as várias espécies de peixes vistas vivendo no vulcão ativo por pesquisadores.

Para espiar dentro da cratera de Kavachi, os cientistas implantaram uma câmera de queda com isca a uma profundidade de 164 pés (50 metros), de acordo com a revista Oceanography.

O vulcão entra em erupção quase continuamente, de acordo com a NASA, e vapor e cinzas são frequentemente visíveis. A ilha vizinha tem o nome de um deus do mar dos povos Gatokae e Vangunu, e às vezes também é chamada de Rejo te Kvachi, ou “Forno de Kavachi”.

-Publicidade-