Como é a trilha do vulcão Mauna Kea, a montanha mais alta do Havaí

Por James Dziezynski, da Outside USA

Como é a trilha do vulcão Mauna Kea, a montanha mais alta do Havaí
Vulcão Mauna Kea - Foto: Alex Eckermann/Unsplash

O caminho até o topo do vulcão Mauna Kea, a montanha mais alta do Havaí, é uma das trilhas mais espetaculares do planeta, um lugar onde o Ártico e o tropical se encontram. A topografia vulcânica do local parece ser de uma terra primordial e crua. Bolsões de vida vegetal decoram desafiadoramente o solo áspero e arenoso nas encostas inferiores, dando lugar a trechos estéreis de rochas pedregosas e areia cinzenta. Não é incomum que o terreno acima de 3.350 metros esteja coberto por uma camada hiperbranca de neve.

+ Mauna Kea, a subida de bike mais difícil do mundo
+ Como subir o Monte Fuji, o vulcão icônico do Japão
+ Acatenango: como é o trekking neste vulcão ativo da Guatemala

O Lago Waiau é uma característica surpreendente de Mauna Kea, um lago pequeno, mas permanente, a quase 4.000 metros de altitude. É um dos únicos dois lagos naturais na Ilha Havaí, a maior do arquipélago (existem apenas cinco lagos naturais em todas as ilhas havaianas). Mas talvez a vista mais fantástica seja a coleção de 13 observatórios no cume. Bem acima das nuvens nesta montanha sagrada, o futuro e o passado se fundem.

Observatórios no cume do Mauna Kea
Observatórios no cume do Mauna Kea. Foto: Peter Luo/Unsplash

A rota padrão para o cume, a Trilha Humu’ula, é uma excelente caminhada de um dia – se você estiver devidamente preparado. São 21,2 km de ida e volta, com um ganho de elevação de 1.370 metros. Do lado positivo, não é uma caminhada tecnicamente difícil. A própria trilha é de Classe 1, uma subida fácil. Os dois últimos quilômetros são ao longo de uma estrada pavimentada, embora você não a lamente quando vê as vistas que ela oferece.

O guia da revista Backpacker, da Outside USA, lista as principais informações sobre a trilha até o ponto mais alto do Havaí.

Nota importante sobre o verdadeiro cume do Mauna Kea e o Lago Waiau

Você pode caminhar ou dirigir até a área do cume de Mauna Kea, mas por favor, não visite a pequena colina que marca o ponto mais alto da montanha. Esta área é sagrada para os havaianos, tanto os antigos quanto os modernos. Os guardas vão lembrá-lo para não se aproximar desse ponto quando você fizer o check-in no centro de visitantes.

Da mesma forma, a água que compõe o pequeno Lago Waiau não deve ser tocada. Não jogue pedras, nade ou encha suas garrafas de água. Apenas admire-o de longe.

Lago Waiau, Havaí
Lago Waiau – Foto: James Dziezynski/Reprodução/Outside USA

5 coisas para saber antes de fazer a trilha do Mauna Kea

1. O cume de 4.200 metros de Mauna Kea significa que a altitude será uma preocupação significativa, especialmente para os caminhantes que não estão preparados para isso. Se a preparação não for possível, você pode dirigir um veículo 4×4 até o cume ou fazer uma trilha encurtada a partir do ponto de partida da Trilha do Lago Waiau a 3.900 metros.

2. O Centro de Visitantes Onizuka a 2.800 metros é a última chance de obter água. Não há água utilizável na montanha nem nas instalações do cume. As instalações estão abertas apenas das 9h às 21h. Como você deve começar sua caminhada cedo, isso significa que você precisa levar água para o dia com você antes de subir.

3. Certifique-se de levar protetor solar e óculos de sol de alta qualidade. O sol pode ser insidiosamente intenso em altitudes elevadas.

4. Um começo cedo é altamente recomendado – às 6 da manhã ou mais cedo. Ao contrário de muitas outras montanhas nos Estados Unidos continentais, isso não é para evitar tempestades. É para vencer o calor do meio da tarde e voltar antes de escurecer.

5. A Trilha Humu’ula é ocasionalmente fechada para a erradicação de espécies invasoras ou durante maus tempos (às vezes neva acima de 3.350 metros). Visite a página do centro de visitantes para verificar as condições da trilha.

Perguntas rápidas

Quanto tempo leva para fazer a trilha em Mauna Kea?
Os guardas dizem para esperar 10 horas para a trilha inteira. Caminhantes fortes e aclimatados podem esperar cerca de 7 a 9 horas. Caminhantes menos experientes ou menos aclimatados levarão mais tempo, por volta de 8 a 11 horas.

É difícil fazer a trilha em Mauna Kea?
Se você se preparar corretamente, Mauna Kea é uma trilha moderada para caminhantes em boa forma. É longa e íngreme, mas espalhada ao longo da subida de 6,6 milhas em uma trilha de Classe 1. Não há escalada técnica ou escalada na trilha. Dito isso, a altitude, a distância e as temperaturas mais frias perto do topo podem tornar o dia desafiador para caminhantes menos preparados ou em menor forma.

É possível fazer a trilha em Mauna Kea sem um guia? Tem algum custo para fazer a trilha?
Você não precisa de um guia ou grupo turístico para fazer a trilha Humu’ula; é grátis para explorar. Da mesma forma, não há taxa de estacionamento no centro de visitantes. Observe que você precisa se registrar com um guarda no início da sua trilha e fazer o check-out no centro de visitantes quando terminar.

Qual o tamanho da Mauna Kea?
Mauna Kea tem 4.207,4 metros acima do nível do mar, medido pelo LiDAR (Light Detection and Ranging), o meio mais preciso de medir a altura. Alguns mapas a colocam em 4.205 ou 4.207,1 metros, ligeiramente abaixo da medição do LiDAR.

Mauna Kea ainda é um vulcão ativo?
Sim! No entanto, a chance de uma erupção sem aviso prévio é muito baixa. Se houver algum perigo, os cientistas saberão com antecedência, então não deixe a ideia de uma erupção espontânea impedir sua caminhada.

Que equipamento devo levar para a trilha?
Tênis de trilha – botas pesadas são desnecessárias, já que não há terreno técnico. Você pode querer usar polainas curtas para evitar que a poeira entre nos sapatos na parte inferior e arenosa da montanha. Bastões de caminhada são recomendados, especialmente para a descida. Leve um casaco de lã leve, um casaco leve à prova de chuva/vento e um casaco leve para usar por cima.

Raramente a temperatura cai abaixo de 30 graus na montanha, mas pode ter muito vento. Leve também um gorro de inverno, luvas, óculos de sol e, claro, uma mochila para carregar tudo. Não se esqueça de água e lanches. Leve uma lanterna de cabeça na mochila, apenas no caso de ser pego no escuro. Por fim, é um boa ideia levar dispositivo de localização de emergência inReach (por GPS), embora haja sinal de celular ocasional na montanha (e os guardas mantêm o controle dos caminhantes também).

Há água ao longo do caminho ou no topo?
Não. Embora o Lago Waiau esteja no topo da montanha, suas águas são sagradas para o povo havaiano e não devem ser tocadas. As instalações do cume não têm água pública, embora haja banheiros portáteis.

Quanta água devo levar para a trilha?
Três litros por pessoa. O ar é extremamente seco e a caminhada em altitudes mais baixas pode ser quente.

O Mauna Kea faz parte do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí?
Não, fica fora dos limites do parque. Mauna Kea faz parte das terras da coroa havaiana, que são de acesso público.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo