Uma grande explosão atingiu a região do Mar Cáspio no domingo (4) onde o Azerbaijão possui campos de petróleo e, segundo a estatal de petróleo local, informações preliminares indicam que a causa foi a erupção de um vulcão de lama, que expele gases inflamáveis. Também foi informado que nenhuma das plataformas foi danificada no incidente.
O porta-voz da Socar Ibrahim Ahmadov disse que a explosão ocorreu a cerca de 10 km do campo de gás Humid, que fica a 75 km da costa da capital, Baku.
Leia mais
+ Vulcão ativo em Peruíbe? Veja fotos que indicam que sim
+ Chef cozinha pizzas em vulcão da Guatemala
Mark Tingay, professor adjunto da Universidade de Adelaide, na Austrália, disse em suas redes sociais que a explosão “certamente poderia ser de um vulcão de lama” e que o local “se encaixa perfeitamente” em uma região de um vulcão de lama chamado Makarov Bank, que explodiu em 1958 e fez uma coluna de chama de 500 a 600 metros de altura e 150 de largura.
The offshore region has lots of known mud volcano and mud volcano islands.
They are islands because they’ve been able to erupt enough mud to poke up above the sea. Many others are submerged, or erupt to form ‘peek-a-boo’ short lasting islands, such as Kumany Bank. pic.twitter.com/yqwYyTQgP7
— Mark Tingay (@CriticalStress_) July 5, 2021
O professor disse ainda que o Azerbaijão tem centenas de vulcões de lama, sendo que um quarto deles entrou em erupção “violentamente”.
A teoria mais provável sobre as causas de um vulcão de lama pegar fogo é que as pedras impulsionadas para cima durante uma explosão podem bater umas nas outras, causando uma faísca que acende gases.
O Azerbaijão é conhecido como a “Terra do Fogo” pelas suas reservas subterrâneas de petróleo e gás natural.
Veja um vídeo da explosão no Mar Cáspio:
Not to be outdone by the Gulf of Mexico, there was a massive explosion in the Caspian Sea pic.twitter.com/JgxMkAmzUW
— philip lewis (@Phil_Lewis_) July 4, 2021