Vuelta a España 2021: tudo o que você precisa saber

Por Redação

"La Vuelta" será encerrada em um dos locais mais icônicos da Espanha, o Caminho de Santiago. Foto: Shutterstock.

Com os maiores nomes do ciclismo de estrada mundial, a tradicional Vuelta a España começa neste sábado (14) já com uma etapa de contrarrelógio individual de 7,1 km em Burgos.

Leia mais:

+ Tour de France: Pogacar é bicampeão e Van Aert se consagra
+ Mallorca: tudo sobre este paraíso do ciclismo de estrada
+ Três destinos para se jogar em uma cicloviagem

A disputa acontece até o dia 5 de setembro e será realizada exclusivamente em território espanhol, respeitando as medidas de combate à pandemia de Covid-19.

No cronograma estão duas corridas de contra contrarrelógio, que vão abrir e fechar o evento, além de nove duras etapas de altas montanhas que prometem apimentar ainda mais a competição.

Inspirada no Giro d’Italia e no Tour de France, a Vuelta a España também marca o encerramento dos grandes circuitos em 2021.

Quem defende o título é o esloveno Primož Roglič, da equipe Jumbo-Visma, que também foi o vencedor em 2019. Ele terá a dura missão de segurar a camisa vermelha contra nomes como Egan Bernal, Richard Carapaz, Mikel Landa e Hugh Carthy, outros cotados como favoritos.

Além das 19 equipes da categoria World Tour, a Vuelta confirmou a belga Alpecin – Fenix, líder da classificação geral de 2020 no ranking das equipes ProTeam, e convidou as equipes espanholas Burgos – BH, Caja Rural-Seguros RGA e Euskaltel – Euskadi.

Essa será a primeira vez em quase 20 anos que a Vuelta a España vai começar e terminar com provas de contrarrelógio.

A 21ª e derradeira etapa será de 33,8 km entre Padrón e Santiago de Compostela, em um trajeto sinuoso que terminará em um dos locais mais icônicos da Espanha.