A polêmica sobre viajar ou não de avião continua viva durante os tempos atuais – especialmente com os casos de Covid-19 ainda em alta no Brasil. Entretanto, voar pode ser uma questão de necessidade, e não de opção. A boa notícia é que é possível viajar de avião com segurança mesmo durante a pandemia. Confira algumas dicas.
- Turismo da Vacina nos EUA: voo para brasileiros custa R$ 520 mil
- Itapemirim vira low cost e tem passagens aéreas a R$170
Aposte no Check-in online
Todas as companhias aéras oferecem serviços online de check-in, disponibilizados em apps ou por meio de seus websites. Assim, é possível realizar os procedimentos utilizando smartphones, tablets e até mesmo o computador, antes de sair de casa.
Nos aeroportos há terminais eletrônicos que também permitem aos passageiros realizar o check-in antes de embarcar. Isso evita aglomerações, e diminui a necessidade de contato físico com outras pessoas, como agentes aéreos, nos aeroportos.
Use a máscara!
Outra questão polêmica, o uso da máscara é absolutamente necessário nos aeoportos, em todas as etapas da viagem – desde o embarque até a chegada ao destino. Além da questão sanitária, quem se recusar a usar o acessório pode ter problemas: as aéreas tornaram obrigatório o uso da máscara para permitir o embarque de todos os viajantes. A única exceção é para crianças menores de dois anos de idade ou pessoas com necessidades especiais. Esses casos são avaliados individualmente e recebem orientação de segurança específica. Atualmente não há especificação de modelo a ser usado.
Mantenha as mãos limpas
Lavar as mãos constantemente é uma das medidas mais eficazes no combate à disseminação da Covid-19. Mas quando não for possível usar água e sabão, o álcool em gel é o mehor aliado para manter as mãos higienizadas. As aéreas disponibilizam álcool em gel para os passageiros dentro das aeronaves, mas você trazer seu próprio frasco na bagagem de mão – lembrando que o recipiente precisa ser transparente e pode ter até 500 ml, em voos nacionais, e no máximo 100 ml nos voos internacionais
Seja pontual
A recomendação das companhias aéreas é chegar cedo – mesmo no caso de voos nacionais. Com os novos procedimentos sanitários, pode haver demora nos processos de check-in e embarque, por exemplo. Chegue na hora, ou de preferência com antecedência. Além de garantir que seu lugar no vôo sem problemas ou imprevistos, a pontualidade permite seguir protocolos como o distanciamento social com mais tranquilidade.
Respeite o distanciamento
Falando nele, é preciso seguir as normas de recomendação nos aeroportos e manter-se dentro da distância indicada de outros viajantes. Isso vale para os balcões de atendimento, salas de embarque, locais para despacho de bagagem e até mesmo dentro do voo. A sinalização nos aeroportos ajuda a entender qual é a distância segura a se tomar, mas também é possível – e indicado – usar o bom senso.
Além destes cuidados, é importante seguir as recomedações das companhias na hora de embarcar, desembarcar, despachar e recolher a bagagem. Os procedimentos adotados levam em conta uma série de testes de segurança, e tem o objetivo de evitar aglomerações.
Por parte das companhias aéreas, medidas como higienização das aenovares, uso de máscaras e de álcool em gel pelos comissários de bordo, além do distanciamento social entre os assentos, são as mais comuns. É importante estar atento para ver se as companhias realmente estão tomando estes cuidados sem esquecer das ações individuais para viajar de avião em segurança mesmo durante a pandemia.