O Coronavírus (Covid-19), já se espalhou por 30 países, inclusive na Europa e no Brasil. O fato do coronavírus atravessar fronteiras, gera preocupações para quem está com viagem internacional marcada e o que fazer caso não queira se arriscar.
O Procon-SP, órgão de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo divulgou nota orientando o consumidor que tem viagem marcada para países com casos comprovados de Coronavírus, principalmente à Itália, que já registrou 229 pessoas infectadas.
+ O lugar mais sujo do aeroporto está na área de segurança, diz estudo
+ Como viajar sem destruir o planeta
De acordo com o chefe de gabinete do Procon-SP, Guilherme Farid, os consumidores que compraram passagem aérea ou pacote turístico com destino para Itália, ou outro país que tenha casos comprovados do vírus, devem procurar o Procon caso decidam cancelar ou postergar sua viagem em razão da preocupação com o coronavírus. “Isso porque, nessa hipótese específica, que não tem previsão legal, faz-se necessário negociar com a empresa que não pode se recusar a oferecer alternativas ao consumidor.”
Ainda de acordo com o chefe de gabinete, “mesmo as empresas não tendo culpa, a lei reconhece que a parte vulnerável da relação é o consumidor, de modo que é ele quem merece especial proteção’.”
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento do Procon é de segunda à sexta das 8h às 17h. Se você não está no Estado de São Paulo, busque orientações no órgão de defesa do consumidor da sua cidade/Estado.
Agências de viagens
A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) está orientando as agências de viagens a atender passageiros que, por conta própria, não querem correr riscos viajando para países onde há casos de coronavírus. A Abav explicou que as políticas de remarcação não são das agências de viagens e, sim, dos fornecedores, entre os quais se incluem companhias aéreas, hotéis, locadoras de automóveis. A orientação dada pela entidade é que não imponham taxas nesse momento; que coloquem opções de novas datas e novos roteiros sem custo adicional para os clientes.
Como evitar contrair o coronavírus?
As precauções para o coronavírus são essencialmente idênticas às ações que você precisa fazer para evitar a gripe:
- Lave suas mãos. Faça isso vigorosamente, com sabão e água quente, por pelo menos 20 segundos depois após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais. Ter um frasco de álcool gel na bolsa também é indicado..
- Desinfecte as superfícies potencialmente infectadas com as quais você pode ser forçado a entrar em contato. Pense em assentos de avião, mesas, bandejas ou alças de carrinho de supermercado. Álcool em gel ajuda.
- Evite tocar seu rosto com as mãos não lavadas.
- Evite contato próximo com pessoas doentes
- Tome uma vacina contra a gripe se você ainda não o tomou. Não está claro se os sintomas do coronavírus podem ser mais graves ou se o risco de infecção aumenta se você já estiver doente, mas as vacinas contra a gripe podem ajudar.