Viagem até a borda do espaço pode custar US$ 125 mil por pessoa

Viagem até a borda do espaço pode custar US$ 125 mil por pessoa
Foto: PriestmanGoode

Já pensou em viajar fazer uma viagem até a borda do espaço? Preparações para esse tipo de expedição tem surgido cada vez mais, principalmente depois que bilionários como Jeff Bezos estão com viagem marcada para fora do globo terrestre.

+ Petição para que Jeff Bezos não volte do espaço chega a 80 mil assinaturas

+ Filhotes de lulas do Havaí são enviadas ao espaço

+ Navio autônomo Mayflower inicia viagem pelo Atlântico

+ Vulcão ativo em Peruíbe? Veja fotos que indicam que sim

Uma empresa da Flórida está planejando levar passageiros até a borda do espaço em uma versão de alta tecnologia de um balão de ar quente, com um piloto e até oito viajantes em uma cápsula pressurizada suspensa por um dirigível enorme.

A empresa de voos espaciais humanos Space Perspective está agora aceitando reservas em sua Nave Espacial Neptune para voos no início de 2024, com passagens com preços fixos na faixa única de US $ 125.000 por pessoa.

Os depósitos de reserva reembolsáveis ​​são escalonados, com adiantamentos mais altos necessários para voos do Ano Um e diminuindo para reservas posteriores. O vôo de teste inaugural decolou em 18 de junho do Space Coast Spaceport em Titusville, Flórida. O vôo de seis horas e 39 minutos foi desengatado, mas as câmeras a bordo capturaram uma imagem impressionante da Terra ao nascer do sol.

A Space Perspective diz que o voo de teste é um marco crucial em seu caminho para levar turistas espaciais a passeios turísticos de lazer, com um bar com bebidas e recursos de mídia social à mão.

viagem ao espaço
Foto: Courtesy PriestmanGoode

“Estamos comprometidos em mudar fundamentalmente a maneira como as pessoas têm acesso ao espaço – tanto para realizar pesquisas necessárias para beneficiar a vida na Terra quanto para afetar a forma como vemos e nos conectamos com nosso planeta”, disse o fundador e co-CEO da Space Perspective Jane Poynter no ano passado.

Enquanto os primeiros voos da Space Perspective decolam da Flórida, a empresa está planejando locais de lançamento adicionais em todo o mundo. As viagens de seis horas envolverão uma subida suave de duas horas acima de 99% da atmosfera da Terra a 100.000 pés.

Haverá mais duas horas de lazer para os passageiros desfrutarem da vista de 360 ​​graus da cabine antes que a nave faça sua descida de duas horas até o oceano, onde irá mergulhar com segurança. A viagem até a costa será concluída por navio.
A nave espacial foi projetada em colaboração com o estúdio de design do Reino Unido PriestmanGoode.

“Olhamos para todos os diferentes elementos que tornariam a experiência não apenas memorável, mas também verdadeiramente confortável”, disse Nigel Goode, designer e cofundador da PriestmanGoode no ano passado. “Queríamos ter certeza de que os passageiros seriam capazes de obter vistas desobstruídas de 360 ​​graus e que criamos um espaço eficiente que permitiria que eles se movimentassem durante a viagem.”

A cápsula tem cinco metros de diâmetro, enquanto o balão de polietileno acima tem um diâmetro de 100 metros quando totalmente inflado, aproximadamente do comprimento de um campo de futebol.

A Space Perspective afirma que o processo será simples como embarcar em um avião e que a cápsula pressurizada oferece o que ela descreve como um “ambiente em mangas de camisa” (embora com seus planos para hospedar casamentos e outros eventos, também poderia ser black-tie).

O lavatório, afirma, é “o banheiro com a melhor vista do universo conhecido” e está localizado no centro da cápsula no cone splashdown.

Os co-fundadores da Space Perspective, Jane Poynter e Taber MacCallum, projetaram anteriormente os sistemas de ar, alimentos e água para a base espacial da Biosfera 2, na qual viveram por dois anos.

“Nosso balão espacial avançado é projetado para operar no quase vácuo encontrado na borda do espaço”, diz o site da Space Perspective. “A NASA tem usado balões semelhantes por décadas para voar em grandes telescópios de pesquisa.”

Como o hélio é limitado e necessário para aplicações médicas críticas, a Spaceship Neptune usa hidrogênio. “O gás de sustentação dentro do balão é mais leve que o ar e permite que Netuno flutue no topo da atmosfera da Terra como um cubo de gelo na água”, diz a Space Perspective.

O primeiro turista espacial do mundo foi o milionário americano Dennis Tito , que chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) por meio de um foguete russo Soyuz em abril de 2001.

Apenas alguns seguiram seus passos nos 20 anos desde então, mas empresas como a SpaceX de Elon Musk, Blue Origin de Jeff Bezos e Virgin Galactic de Richard Branson ainda estão apostando no turismo espacial finalmente se tornando interestelar.

Bezos planeja decolar no próximo mês para o espaço suborbital a bordo da missão tripulada inaugural do Blue Origin , enquanto a proposta da SpaceX é que aqueles com alguns milhões de dólares de sobra possam passar dias orbitando a Terra, ou mesmo permanecer a bordo da Estação Espacial Internacional.

A Virgin Galactic, por sua vez, fez seu primeiro voo de teste para a borda do espaço no final de maio, dando às ações da empresa um aumento massivo de 20%.

Informações da CNN Travel.