Rocky Spirit define os documentários vencedores da edição 2024

Rocky Spirit 2024
Footprints on Kamai, vencedor da categoria internacional - Foto: Divulgação

O Rocky Spirit 2024 chegou ao final. Após levar cerca de 11 mil pessoas no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, para uma sessão de filmes ao ar livre e contar com milhares de views em sua versão digital, o maior festival de cinema outdoor do Brasil anuncia os vencedores da eleição de melhores produções da 14ª edição. Os grandes vencedores foram Aretha no Everest e Footprints on Kamai, eleitos pelo júri como os melhores documentários nacional e internacional, respectivamente.

Leia mais:

+ O café melhora seu desempenho na corrida? Perguntamos a uma especialista

+ Recordista de pódios, Mika Piccin conquista 34ª medalha sul-americana da carreira

Aretha no Everest levou também o prêmio na categoria Mulheres na Direção, com Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva. “Ganhar o prêmio de melhor filme brasileiro, e ainda melhor direção de mulheres, no Rocky Spirit, o maior festival de documentários sobre vida ao ar livre do Brasil, tem um simbolismo especial. Aretha no Everest é um filme que narra a jornada da primeira negra latina a chegar no topo da montanha mais alta do mundo. Sendo filha de Alex Pereira Soares, montanhista conhecido no Rio de Janeiro, que praticou tudo quanto é atividade outdoor que se possa imaginar, parabenizo o festival Rocky Spirit por ser essa janela! E aproveito pra deixar registrada minha gratidão ao meu pai, que fez com que me apaixonasse por esse mundo de aventuras. E à minha parceira de todas as horas Roberta Estrela D’Alva, com quem divido esses prêmios e muitas caminhadas”, disse Tatiana.

“É uma alegria que o filme tenha participado de um festival tão importante e que o retorno tanto do júri quanto do público tenha sido tão caloroso. Espero realmente que a história da Aretha seja conhecida no Brasil e em todo mundo, porque a cada exibição ela tem inspirado  pessoas a seguirem firmes em seus propósitos e sonhos”, comentou Roberta. “E que os paredões de escalada nas periferias, projeto de vida da Aretha, se multipliquem e convidem crianças como a que ela foi um dia a experimentar essa aventura. Livres!”, completou Tatiana.

Além da escolha dos jurados, os espectadores também foram convidados a votar. Os filmes Despertar e Above the Noise foram eleitos pelo público como as melhores produções entre os filmes brasileiros e vindos do exterior, respectivamente. A produção nacional conta a história de Rodrigo Mendes, diagnosticado com Parkinson aos 38 anos, começou a se envolver em atividades físicas inicialmente sob orientação médica. A partir daí, um novo horizonte se abriu, e ele descobriu o montanhismo como uma fonte de energia e felicidade que o levou para cumes como o Kilimanjaro e o Aconcágua.

Despertar foi dirigido por Karina Oliani e Rafael Duarte, enquanto Above the Noise, uma produção do Reino Unido,  teve Adam De Silva  na direção.

“Participar pela primeira vez de um festival de cinema foi inesquecível pra mim. Desde a chegada ao parque Villa Lobos, fui surpreendido pela atmosfera vibrante do festival. Além dos excelentes filmes, uma programação voltada para toda família fazia do festival um ambiente único. Guardarei pra sempre o momento em que tive minha história de vida exibido naquele imenso telão. Foi de arrepiar! Depois das fortes emoções vividas nos dias de festival, não imaginava que viriam mais emoções pela frente. Mas foi justamente isso que aconteceu. Na fase online, recebi diversas mensagens de apoio e carinho que, por si só, me davam a certeza de que todo o esforço investido nesse documentário tinha valido muito a pena. Essa convicção só aumentou quando recebi o resultado da votação. Ter sido escolhido como vencedor na categoria escolha do público foi o ápice de todas as emoções que vive nesse festival”, comentou Rodrigo Mendes.

Ao todo, 36 produções participaram da Mostra Competitiva do Rocky Spirit 2024, sendo 18 filmes nacionais e 18 internacionais, além da categoria Mulheres na Direção, com 11 documentários. Confira os ganhadores:

NACIONAIS
Melhor Filme – Aretha no Everest
*Retina – Que haja vento
Quero ser amigo – Meu nome é João Chianca
Inspiração – Kalungueiro Guerreiro

INTERNACIONAIS
Melhor filme – Footprints on Kamai (EUA)
*Retina – The Forgotten Coast (EUA)
Quero ser amigo – Freya (Reino Unido)
Inspiração – The Present (Chile)

*A categoria Retina se refere a melhor fotografia.

MULHERES NA DIREÇÃO
Aretha no Everest

ESCOLHA DO PÚBLICO
Melhor filme nacional – Despertar e Above the Noise
Melhor filme internacional – Above the Noise (Reino Unido)

O Rocky Spirit 2024 teve patrocínio de BYD e Combustíveis Gulf, apoio de Fjällräven Brasil, mídias oficiais Go Outside e Hardcore, parceria Mountainfilm e realização Rocky Mountain Sports Content.

Para saber mais sobre o festival e conferir a lista completa dos documentários, basta acessar o site oficial do evento: https://rockyspirit.com.br/.