Fortes tempestades e chuvas torrenciais na Austrália recentemente causaram um fenômeno curioso na natureza próxima de Sydney: uma “cachoeira reversa”.

Ventos de até 74 quilômetros por hora atingiram a costa de Nova Gales do Sul esta semana, literalmente empurrando correntes de água e jatos do mar de volta para a face de um penhasco e por cima do Royal National Park.

Leia Mais:
+ Cachoeira mais alta do Equador desaparece repentinamente
+ 5 cachoeiras que você precisa conhecer no Brasil

Cenas espetaculares foram capturadas em vídeo, mostrando não apenas a cachoeira soprando de volta para cima do penhasco e no ar, mas o arco-íris que ela cria quando se espalha para cima.

As imagens áreas mostram duas cachoeiras ao longo do caminho costeiro perto de Bundeena no Royal National Park, ao sul de Sydney. O parque protegido é famoso por suas vistas deslumbrantes do topo do penhasco com cachoeiras que caem da borda de arenito direto para o oceano. Alguns desses penhascos chegam a 100 metros de altura.

Nova Gales do Sul experimentou alguns ventos fortes esta semana, com tempestades extremas, ventos fortes e chuvas torrenciais que levaram o Bureau de Meteorologia da Austrália a emitir duas ordens de evacuação por inundação na segunda-feira, enquanto milhares ficaram sem energia.

Não foi apenas no Royal National Park que as cachoeiras de cabeça para baixo estavam acontecendo. Imagens capturadas e compartilhadas no Twitter mostraram o fenômeno também em Kurnell, na área sul do Parque Nacional Kamay Botany Bay de Sydney.

O efeito de cachoeira reversa ocorre quando ventos fortes vêm do oceano e atingem os penhascos, forçando a cachoeira a subir novamente na face do penhasco. Outros fenômenos como este podem ser vistos na Cachoeira Rjúkandi na Islândia, Amboli na Índia e no Distrito de Peak no Reino Unido.