Se você é um profissional de panificação que fabrica seus próprios pães ou prefere a simplicidade dos comprados em lojas, não importa: todos sabemos que o pão pode estragar bem rápido. Por isso é tão tentador refrigerar o pão – afinal, o frio prolonga muitos alimentos quase maduros e quase estragados, certo?
+ Aprenda truques para conservar verduras frescas na geladeira
+ Como armazenar frutas e vegetais melhor, economizar dinheiro e reduzir o desperdício de alimentos
Se você acha que armazenar pão é tão simples, pense novamente. Procure online e você descobrirá que o tópico de onde armazenar seu pão é um assunto muito debatido. Algumas pessoas acreditam firmemente que o pão deve ficar em temperatura ambiente, enquanto outras acreditam que não há problema em refrigerar seus pães.
Então, qual é realmente a melhor maneira de manter o pão fresco e prolongar sua vida útil? Nós temos a resposta – continue lendo para ver se você está armazenando seu pão corretamente.
Nunca, jamais guarde seu pão na geladeira
O seu frigorífico é a solução perfeita para prolongar muitos alimentos, mas o pão não é um deles. Armazenar os pães dentro da geladeira pode ter o efeito oposto, encurtando sua vida útil e arruinando seu sabor e textura.
Serious Eats explica a ciência por trás de como a geladeira funciona com pão de qualquer tipo. À medida que o pão começa a estragar – ou envelhecer – suas moléculas de amido mudam. É por isso que seca, fica quebradiço e muda de sabor. O amido é normalmente cristalino na forma, mas quando é transformado em massa e assado no pão, essa estrutura cristalina se decompõe. No entanto, assim que um pão termina de assar e começa a esfriar, o amido no interior começa a recristalizar e endurecer de volta à sua forma original. E quando isso acontece, seu pão também endurece (e lentamente envelhece).
Quando você refrigera o pão, a temperatura fria e não muito gelada acelera todo esse processo. O ambiente frio da sua geladeira faz com que a cristalização aconteça rapidamente, o que deixa você com um pão seco e duro em pouco tempo.
Portanto, quando você refrigera seu pão, basicamente está avançando rapidamente em sua vida útil.
Veja como fazer seu pão durar mais sem estragá-lo
Você não precisa desistir de prolongar a vida útil do seu pão. Seja feito em casa ou comprado na loja, existem algumas dicas e truques – e métodos de armazenamento – que podem evitar o mofo sem tornar seu pão intragável. E com alguns métodos, você pode até conseguir semanas adicionais do seu próximo pão.
Aqui estão algumas maneiras de como fazer o pão durar mais em casa:
Congele seu pão
Você está lendo certo: sua geladeira é muito fria para pão, mas seu freezer não. O pão pode estragar o mais rápido possível quando é refrigerado, mas congelá-lo é, na verdade, uma das melhores maneiras de prolongar sua vida útil.
Congelar o pão impedirá o crescimento de fungos e interromperá o envelhecimento. Quando os pães são armazenados em temperaturas frias, mas acima de zero, acontece aquela recristalização que mencionamos anteriormente. Mas quando está em temperaturas abaixo de zero, o pão interrompe todas as suas mudanças internas e o processo de amadurecimento.
E o Insider observa que o pão pode durar de três a seis meses quando congelado. As únicas possíveis mudanças que podem ocorrer são o pão ficar um pouco encharcado ao descongelar. Mas quando estiver pronto para colocá-lo na torradeira ou transformá-lo em um sanduíche, você não notará diferença.
Use um porta-pão
Não quer congelar o pão? Bem, há outro método antigo que pode ajudar na missão de como fazer o pão durar mais: um porta-pão
Sabe? Aquelas caixas que servem justamente para prolongar a vida útil do alimento e resistiram ao teste do tempo porque são realmente boas no que fazem. Com pequenos orifícios de ar para estimular um pouco de circulação e umidade, o item oferece uma vedação quase hermética. Você poderá manter seu pão em um ambiente perfeitamente equilibrado e também protegê-lo de outros fatores externos, como luz solar e calor intenso.
Para uma camada adicional de proteção contra o envelhecimento, você pode manter seu pão em sua embalagem original dentro do saco. Isso pode lhe dar alguns dias a mais de frescor em comparação com enfiar o pão solto ali.
Divida seu pão
Se você não estiver completamente satisfeito com nenhum desses métodos de armazenamento, tente uma alternativa intermediária para equilibrar o frescor com sua necessidade de pão em temperatura ambiente. Divida o pão e guarde algumas fatias em uma caixa de pão ou recipiente hermético e congele o restante.
Você pode fatiar o pão (ou, se estiver trabalhando com um pão pré-fatiado, divida as fatias em duas pilhas) e deixe o quanto for necessário por três a quatro dias no balcão ou na despensa. O restante do pão vai para dentro de um saco ou recipiente que pode ser fechado novamente e depois para o freezer.
Com este método, você obterá o melhor dos dois mundos. Além disso, congelar um pouco do seu pão ajuda a reduzir o desperdício e tira a pressão de você para consumir o pão o mais rápido possível. Quando estiver pronto para mais pão, basta descongelar as fatias adicionais.