Vaticano diz que não há mais como negar mudanças climáticas

Por Redação

Vaticano diz que não há mais como negar mudanças climáticas - Go Outside
Inundação na Flórida após furacão Ian. Foto: Shutterstock

O cardeal Michael Czerny, que chefia o escritório de desenvolvimento do Vaticano, afirmou nesta terça-feira (4) que eventos climáticos extremos recentes, como o furacão que atingiu Flórida nos últimos dias, mostram que não é mais possível negar as mudanças climáticas. As informações são da agência Reuters.

+ Groenlândia tenta conter o turismo diante da ameaça das mudanças climáticas
+ ONU alerta que o mundo enfrenta “emergência” nos oceanos

“Acabou o tempo da especulação, do ceticismo e da negação, do populismo irresponsável”, disse o cardeal canadense. “Inundações apocalípticas, mega secas, ondas de calor desastrosas e ciclones e furacões catastróficos tornaram-se o novo normal nos últimos anos; eles continuam hoje; amanhã, eles vão piorar”.

A declaração foi feita em uma coletiva de imprensa de “The Letter: A Message For Our World”, um novo filme sobre a crise climática de Emmy Nicolas Brown. O título da obra faz referência à carta encíclica do papa Francisco de 2015, Laudato Si (Louvado seja), sobre a defesa do meio ambiente.

O filme fala das mudanças climáticas pelos olhos de um líder indígena da Amazônia, jovens, a população pobre e pesquisadores que estudam seus efeitos nos recifes de coral. Conversas entre o papa e ativistas também fazem parte do projeto.

A obra sobre as mudanças climáticas estreou no Vaticano nesta terça, 4 de outubro, quando também é comemorado o dia de São Francisco de Assis, padroeiro do meio ambiente. O filme ficará disponível no YouTube Originals.

+ O que diz o relatório do clima de 3.600 páginas da ONU
+ 6 filmes para ensinar crianças e adolescentes sobre mudanças climáticas