A brasileira Fernanda Maciel conquistou o 11º lugar
O corredor francês Xavier Thevenard venceu a Ultra-Trail du Monr-Blanc (UTMB) de 2018. Mais de 2.500 pessoas largaram em uma das mais prestigiadas corridas de trilha do mundo neste final de semana.
Thevenard terminou os 171 quilômetros em 20:44:16. O corredor acrescenta esse resultado às suas duas vitórias anteriores na UTMB em 2013 e 2015.
-
Como ter sucesso no Ultra-Trail du Mont-Blanc
-
Nascidas para correr: as heroínas da corrida em trilha
O segundo lugar foi para o romeno Robert Hajnal em 21:26:20. Esta é a primeira vez do corredor entre os três primeiros na UTMB e uma grande vitória internacional. O terceiro lugar foi para Jordi Gamito da Espanha em 21:57:01.
A mineira e ultramaratonista Fernanda Maciel, que em 2014 foi a quarta colocada na competição, ficou em 11º lugar nesta edição. A corredora enfrentou problemas gastrointestinais antes e durante a prova, que passe pela França, Itália e Suíça.
A estratégia de Fernanda para o UTMB era de largar bem atrás, para ir crescendo durante a prova, pois seu objetivo era acelerar ao chegar na Suíça. “Mas os problemas no estômago (diarréia e vômitos) começaram no km 25 ainda na França (na verdade antes da largada) e me deixaram sem energia. Depois de 160km de luta interna, foi difícil seguir, já não conseguia focar pela soma de pressão baixa, desidratação e hipoglicemia”, disse a corredora.
Mesmo diante das adversidades físicas e mentais, a brasileira lutou durante grande parte da prova pela segunda ou terceira colocação da prova. Mas nos últimos 4 km de prova, foi ultrapassada por sete participantes. “Foi para mim uma duríssima batalha pessoal, o que faz esta prova ser tão extrema, atrativa e misteriosa.”
Um dos dois favoritos Kilian Jornet também sofreu problemas na UTMB. O corredor espanhol disse nas redes sociais que três horas antes do início da corrida, uma abelha mordeu seu pé. Kilian é alérgico e sofreu com as reações, incluindo problemas estomacais. Ele e sua equipe decidiram que não era seguro continuar.