O morador de uma casa em Coquitlam, na província de Colúmbia Britânica, no Canadá, flagrou e registrou em vídeo o momento em que ursos invadem a piscina de seu quintal para se refrescar, em meio a uma forte onda de calor que atinge o país.
A cena correu o mundo, que está de olhos nas altas temperaturas da região. Conhecida por ser tradicionalmente mais fria, a área encara situação extremas, com termômetros alcançando índices inéditos: no dia do vídeo, eles marcavam 47,9°C. Em outros dias, houve registros de 50ºC.
No vídeo, que acredita-se ter sido feito pelo próprio morador da casa e foi publicado no Youtube da AFP, a mamãe ursa vigia seus filhotes. Os ursos invadem e nadam na piscina para se refrescar do calor. Há pelo menos 3 filhotes, que brincam despreocupadamente sob os olhares atentos da matriarca.
À Agência, o climatologista David Philips disse que as condições climáticas do país são preocupantes, e têm características de regiões desérticas – algo muito incomum. “Frequentemente vemos ondas de frio e nevascas, mas não costumamos falar sobre um clima quente como este”, comentou. Ele comparou o calor extremo, quente e seco, ao que se vê normalmente em Dubai, por exemplo.
Autoridades canadenses têm se mostrado muito preocupadas com a situação, que também atinge diversos estados norte-americanos. O premiê da província de Colúmbia Britânica, John Horgan, declarou que a situação é uma lição de que “a crise climática não é ficção”, e que estamos encarando um “desafio global”.
Algumas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade ou na rua têm se alojado em abrigos – que são comumente usados para o frio, e não para o calor – e muitas casas ficaram sem energia elétrica. De acordo com a emissora Sky News, já foram registradas 65 mortes associadas às altas temperaturas em toda a região, e existe o sério risco de esses números continuarem a subir.