Se você deseja fazer trilha até o topo do Half Dome, uma das montanhas mais famosas dos EUA, terá que superar alguns obstáculos.
Primeiro, é preciso escolher bem a época do ano: os cabos só ficam montados geralmente por seis meses e subir a íngreme rota de pedra sem eles pode ter consequências mortais.
Veja também
+ Complexo de esqui de R$ 2,4 trilhões será inaugurado na Arábia Saudita
+ Fazendeiro cria trilha em meio à plantação gigante de girassol na Escócia
+ Ataques recentes de urso podem flexibilizar restrições de caça nos EUA
Segundo, você precisará garantir uma licença. O Parque Nacional de Yosemite permite apenas que 300 pessoas subam diariamente pelos cabos.
Os ursos, no entanto, não precisam seguir as mesmas diretrizes de segurança, como descobriram os guardas florestais de Yosemite na última semana.
Em um post nas redes sociais, o parque anunciou que havia encontrado sinais de que um urso-negro havia subido até o topo do Half Dome.
“Um novo esquema para subir Half Dome sem licença acaba de ser revelado: seja um urso”, brincou o parque na publicação. No entanto, a administração do local não mencionou qual foi a evidência encontrada (pegadas, fezes ou algo mais).
Apesar disso, é muito provável que esse urso não foi o primeiro a atingir o topo do Half Dome. Os cerca de 500 ursos-negros de Yosemite são excelentes escaladores e não precisam dos cabos para enfrentar a subida de 46 graus da face traseira da montanha.
Na verdade, não há muitos lugares onde os ursos-negros não possam ir. As ursas-mães frequentemente levam seus filhotes para cima das árvores quando fareja o perigo, e o parque há muito tempo proibiu os visitantes de pendurar comida em árvores para armazenamento.
Se há uma lição aqui além de “ursos fazem todas as trilhas”, é esta: se você acha que não há chance de um urso alcançar sua comida, provavelmente está errado. Como o parque observou, essa é a razão pela qual as regras exigem que os visitantes armazenem sua comida em um recipiente ou armário protegido de urso durante o pernoite – e a mantenham ao alcance do braço durante a trilha – estejam eles no topo do Half Dome ou não.
“Pela segurança das pessoas e animais, mantenha seus amigos por perto e sua comida mais perto ainda”, escreveu o parque.
Fonte Backpacker