Uphill Marathon celebra 10 anos com edição especial na Serra do Rio do Rastro

Por Redação

Foto: X3M / Uphill Marathon.

A Uphill Marathon está selecionando seus corredores destemidos, os chamados Ninja Runners, para a edição comemorativa de 10 anos na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. A prova acontecerá em setembro de 2023 com diversas novidades.

Um sistema exclusivo de loteria selecionará a dedo atletas lendários para as modalidades já existentes: meia maratona (25 km), maratona (42 km), Samurai (67 km) e Shogun (82 km). O anúncio dos contemplados será feito no site oficial do evento.

Veja também
+ Banco Master Rocky Mountain Games recebe mais de 2.500 pessoas em Campos do Jordão 
+ As aventuras do empresário Bernardo Fonseca no universo outdoor
+ ‘Felicidade é mato’: por que você deveria praticar o Cross Triathlon

O interessado tem a opção de concorrer em mais de uma modalidade, mas poderá ser sorteado para apenas uma prova. O valor integral da taxa de pré-inscrição de R$ 49,90 pode ser doado a uma das organizações sem fins lucrativos parceiras do evento ou ser utilizado na compra de um manguito exclusivo da marca Uphill Marathon. O frete do manguito será cobrado à parte.

“Nossa fábrica de lendas terá uma celebração especial nos 10 anos de Uphill em Santa Catarina, com provas disruptivas e novos percursos. Nosso respeito pelo Rastro é um compromisso social e ambiental com as comunidades de Lauro Muller, Treviso e Bom Jardim da Serra. Fazemos um evento carbon free, com equipe treinada para atender os critérios de preservação da biodiversidade”, destaca Bernardo Fonseca, CEO da X3M Entretenimento, proprietária do evento e integrante da holding SBF.

“Sempre nos preocupamos em ajudar quem faz um trabalho assistencial com jovens da região. Nesse contexto realizamos doações para entidades assistenciais e associações de moradores. Seguimos nossa meta de ampliar e democratizar nossa comunidade apaixonada por esta interação emocionante e imprevisível entre esporte e natureza”, completa.

O baiano Agenor Netto, de 48 anos, é mais um dos corredores lendários de Uphill Marathon. Propagandista médico de Ilhéus, a corrida além de remédios e alimentação balanceada serve para controlar a esclerose múltipla. “Sou o primeiro brasileiro com esclerose múltipla a completar uma ultramaratona e também a fazer a Uphill Marathon. Uma prova singular em que a superação é o maior triunfo. Se tudo der certo voltarei em 2023 a desafiar a Serra do Rio do Rastro, pois é uma tarefa que só os ninjas concluem”, exalta o atleta.

O mineiro Lucas Niccioli fez sua estreia em corridas de longa distância na Uphill Marathon no Rastro e não parou mais. Aos 27 anos, o empresário aprendeu que os últimos sete quilômetros são duríssimos, com inclinação média de 10%. “A primeira Uphill ninguém esquece. A largada ao som dos tambores japoneses nos dá aquela vibração para encarar essa serra majestosa. Quilômetros em subida, tempo instável, ventos fortes, a pressão do relógio. Mesmo com treinos profissionais, a serra será sempre um desafio inesperado, pois ela tem vida própria e rege a experiência. Fico feliz por ter completado este ano 67 km em dois dias seguidos, ficando em 1º na minha categoria e 11º no geral. Finalmente, um Samurai!”, conta.

Números de 2022

No início deste mês, a 9ª etapa da Serra do Rio do Rastro reuniu um público recorde em torno de 10 mil pessoas entre atletas, familiares e moradores dos municípios de Lauro Muller, Treviso e Bom Jardim da Serra. Em um final de semana, o evento aumentou a taxa de ocupação de hotéis e pousadas em 130%, fora as casas alugadas via aplicativo.
Cerca de 18% dos inscritos experimentaram as novas provas de 5K e 10K, indicadas para os iniciantes em corrida de subida. As inscrições nas modalidades Samurai e Shogun cresceram 833% em relação ao ano passado. Em 2021, eram 9 Shoguns, contra 84 neste ano.

Mais de R$ 20 mil foram distribuídos em premiação para atletas. Dentre os destaques na pista, o catarinense Felipe Costa da Silva quebrou a marca dos 25 km (1:51:13s) e ainda venceu os 67 km. Entre as mulheres, a maratonista e atleta olímpica Adriana Aparecida da Silva foi a primeira a cruzar os 25 km com o tempo de 2:17:44s. Ambos já confirmaram presença na próxima edição.

Para saber mais, acesse o site Uphill Marathon.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo