O mistério do monólito continua. Se o dos Estados Unidos desapareceu na sexta-feira, agora outro monólito semelhante surgiu a milhares de quilômetros de distância, no norte da Romênia. O estrutura metálica misteriosa está localizado no Morro Batca Doamnei, no município de Piatra Neamt. Está localizado a poucos metros do conhecido monumento arqueológico das Fortalezas Dácias das montanhas Orastia, construído no século I AC. C. e I d. C. como proteção contra os avanços do Império Romano.

Leia Mais: Monólito misterioso em deserto nos EUA desaparece
Marinheiro desaparecido é encontrado vivo a 138 km da costa na Flórida

A descoberta deste monólito na Romênia ocorreu em 26 de novembro, quando uma pessoa que saiu para correr na área e o encontrou. Ele tem uma altura perto de quatro metros, assim como o encontrado em Utah.

As especulações não param de surgir ainda mais porque aponta para o Monte Ceahlau, que historiadores e antropólogos consideram uma montanha sagrada. Segundo as lendas, foi o refúgio de Zalmoxis, antigo Deus dos Dácios.

O surgimento desse novo monólito aumenta as dúvidas sobre a origem dessas estruturas , ainda mais porque há poucos dias desapareceu a do deserto de Utah. A explicação oficial é que ele foi removido por desconhecidos, de acordo com o Federal Bureau of Land Management (BML).

Quando a estrutura metálica surgiu, ela logo foi comparada com aquela do início do filme de Stanley Kubrick ‘2001: Uma Odisséia no Espaço’, em que um grupo de macacos encontra uma peça gigante. Tanto no filme quanto no livro de Arthur C. Clarke no qual o filme é baseado, o monólito apareceu pela primeira vez na Terra, na África, três milhões de anos atrás. Clarke o descreve como um objeto ou entidade “que planta uma força extraterrestre na terra e muito superior a nós.

Outra teoria é de que os monólitos sejam do artista falecido John McCracken, conhecido por criar esculturas de pirâmides, cubos e placas brilhantes.