No começo na semana, um estranho monólito de metal de mais de três metros de altura foi encontrado no deserto isolado de Utah, nos Estados Unidos. Hoje, há uma suspeita de que o monólito seja a escultura de um artista falecido.

O site The Art Newspaper comparou o objeto às obras do artista John McCracken, conhecido por criar esculturas de pirâmides, cubos e placas brilhantes. Agora, o agente do escultor confirmou a semelhança do monólito misterioso, que foi comparado ao objeto misterioso em 2001: Uma Odisséia no Espaço, com uma obra presente em sua galeria de arte.

Leia Mais: ‘Lua de gelo’: o fenômeno que está intrigando moradores nos EUA
Quartzo de uma tonelada reaparece dias depois de desaparecer de floresta nos EUA

“Eu acredito que isso é definitivamente foi feito por John”, disse o agente David Zwirner ao The New York Times.

O problema é que o artista John McCracken morreu há nove anos, em 2011 com 76 anos. O trabalho característico de McCracken consistia principalmente em placas metálicas estreitas e monocromáticas, semelhantes ao monólito do deserto de Utah.

A questão é se McCracken se esforçou para instalar a obra tão grande no meio do nada e nunca contou a ninguém. Isso também significaria que o monólito teria passado despercebido por pelo menos nove anos.

Tim Slane, um usuário do Reddit, descobriu por meio do Google Earth e publicou na rede social de que o objeto está fixado no deserto desde 2016. O tenente Nick Street, porta-voz do Departamento de Segurança Pública de Utah, falou que é possível que a estrutura esteja lá por “40, 50 anos, talvez mais”.

Outro escultor de metal baseado na vizinha Salt Lake City, Dan Toone, negou qualquer conexão com o objeto.

As autoridades de Utah ainda não revelaram a localização do objeto misterioso. “A localização exata da instalação não está sendo divulgada, pois fica em uma área muito remota e se indivíduos tentarem visitar a área, há uma possibilidade significativa de que eles possam ficar presos e exigir resgate”, disse o Departamento de Segurança Pública em um comunicado.