Andrea Huser, uma dos melhores ultracorredoras de montanha do mundo, morreu após uma queda no treinamento. A ultracorredora suíça de 46 anos estava cruzando um riacho quando escorregou e caiu 140 metros, segundo a polícia.

A ultacorredora esteve no pódio das principais corridas por quase uma década e antes disso ela era uma mountain bike de classe mundial. Em 2018, Andrea ganhou o Ultra Trail World Tour e foi prata na UTMB 2016-17.

Leia Mais: Como este ultracorredor se recuperou de um acidente que mudou sua vida
Nascidas para correr: as melhores corredoras de trail running do mundo

Uma denúncia do desaparecimento da atleta foi feita no sábado (28) à polícia em Berna, Suíça, quando ela não retornou do treinamento, segundo o jornal local 20 minuten. A polícia de Valais e cães de busca encontraram o corpo da ultracorredora na tarde de domingo, a 140 metros abaixo em um riacho acima de Saas-Fee, na área de Oberi Schopfen.

Andrea vinha competindo na elite do esporte por quase duas décadas. Ela foi campeã europeia de mountain bike em 2002 e terminou em quarto lugar no campeonato mundial em 2004. Ela complementou seu mountain bike com triatlos e, em seguida, esqui cross-country.

Foi por volta de 2012 que Andrea mudou para a corrida de ultra montanha e conquistou alguns dos maiores prêmios do esporte. Nos últimos oito anos, Huser venceu o Eiger Ultra Trail 101 km duas vezes e ficou em primeiro lugar no Lavaredo Ultra Trail 122 km.

Prosport Sigriswil, clube que Andrea fazia parte, está de luto pela popular atleta após o trágico acidente. “É simplesmente incrível o que ela fez. Ela era muito popular e uma mulher incrível ”, disse um membro do conselho ao jornal 20 minuten. O desânimo com a morte prematura no clube é grande. “Apesar de seu sucesso, ela era muito reservada e nunca buscou os holofotes.”