Ulan Galinski sonha alto no Mundial de Mountain Bike em Les Gets, na França

Por Redação

Ciclista baiano almeja grande performance nas provas de Short Track e Cross Country Olímpico. Foto: Divulgação.

Nesta semana, entre os dias 24 e 28 de agosto, o baiano Ulan Galinski encara mais um grande desafio na carreira: o Campeonato Mundial de Mountain Bike, na França.

O atleta da equipe Caloi / Henrique Avancini Racing é uma das esperanças brasileiras na competição que reunirá os maiores ciclistas do planeta.

Ano passado, Ulan realizou o sonho de ser campeão brasileiro. O atleta ganhou a prova da categoria Maratona Elite.

Há alguns dias Ulan teve que abrir mão de defender sua conquista pensando no Mundial que ocorrerá em Les Gets, região francesa de Auvérnia-Ródano-Alpes.

Veja também
+ Henrique Avancini busca repetir pódio histórico no Mundial de MTB
+ Por que todo mountain biker precisa de uma hardtail
+ Rocky Spirit: festival de cinema ao ar livre une natureza, esporte e diversidade

Na França, Ulan disputará as provas de Short Track e Cross Country Olímpico. O ciclista, que comemora seu crescimento na modalidade, projeta uma grande prova.

“Correr o Campeonato Mundial é sempre um sentimento especial, é a corrida mais importante do ano para a maioria dos atletas do mundo todo. Nos preparamos pra chegar aqui na minha melhor forma física da temporada e, com isso acabamos tendo que tomar algumas decisões difíceis, como deixar de defender o título brasileiro de maratona”, conta Galinski.

“Decisão mais difícil pelo fato da corrida ser na Bahia, meu estado, mas a competição aconteceu 5 dias antes da minha viagem para o Mundial, então decidimos focar nessa semana que antecedia na minha preparação. Acabei fazendo bons treinos, batendo recordes pessoais e isso me deu confiança extra, mostrou que estou pronto para encarar o Mundial. Não quero me limitar, estou na minha melhor forma física do ano, então não vou criar expectativa em um resultado especifico para não criar um limite na minha mente. Estou pronto para me surpreender, quando der o start estou pronto para representar a minha equipe e o Brasil da melhor forma”, comentou Ulan, que completou:

“Tentar ser um dos melhores atletas do mundo é uma jornada, é um processo e é algo que eu preciso ter paciência. Sinto que a cada ano, a cada corrida, estou subindo um degrau, chegando mais perto do meu objetivo. Venho crescendo em resultados no cenário internacional, ano passado consegui terminar em 49* no mundial da Itália, e depois nas copas do mundo fui 42º na Suíça, 38º no Brasil e 31º em Snowshoe, então enxergo uma escadaria no qual estou subindo degrau a degrau, chegando cada dia mais perto do meu objetivo e pretendo chegar no lugar que eu sonho, que é entre os melhores do mundo”, finalizou o ciclista.

Após competir em Les Gets, Ulan Galinksi disputará em Val di Sole, na Itália, a 9ª etapa da Copa do Mundo. A prova, que ocorrerá entre os dias 2 e 4 de setembro, encerrará a temporada 2022 da competição.