Fãs de meias longas, cuidado. A UCI intensificou suas punições para “roupas não conformes” – incluindo meias muito longas – em sua revisão das penalidades para a próxima temporada.
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As atualizações do órgão regulador para 2024 incluem um aumento nas sanções por drafting, “garrafas pegajosas” e trajes irregulares.
As punições por “roupas não conformes” podem ser aplicadas a uma variedade de delitos relacionados ao vestuário, incluindo o uso de tecidos proibidos, manipulações de design ou cores irregulares.
Qualquer piloto que estiver fora das diretrizes de vestuário da UCI em 2024 será multado em até 2.000 francos suíços (cerca de R$11200) e até mesmo poderá ser impedido de iniciar a corrida ou ser desclassificado ao concluí-la.
A chamada “regra da altura da meia” se enquadra na categoria de “roupas não conformes” e está sob vigor desde que foi imposta em 2019 como parte da busca da UCI para eliminar vantagens aerodinâmicas injustas.
Annemiek van Vleuten foi a vítima mais conhecida desse regulamento. A holandesa aposentada usava meias aerodinâmicas que contrariavam a regra “não deve se estender acima do meio da perna” do regulamento da UCI quando conquistou uma vitória contra todas as probabilidades no mundial de estrada de Wollongong em 2022 e foi posteriormente punida com uma multa de 200 francos suíços.
O memorando recente da UCI afirma que suas penalidades revisadas para 2024 “foram feitas para garantir a consistência entre os vários regulamentos da UCI e para esclarecer a ordem de prioridade nas penalidades”.
O órgão regulador pode aplicar uma série de medidas aos pilotos que ignoram seu regulamento. Multas monetárias, remoção de pontos do ranking UCI de um indivíduo ou equipe e penalidades de tempo podem ser impostas.
Carlos Rodríguez foi punido com 20 segundos depois de ser flagrado voltando ao pelotão após sofrer uma queda chocante na etapa 20 do Tour de France deste ano. Demi Vollering também recebeu uma penalidade de 20 segundos depois de subir pela caravana da corrida atrás do carro de sua equipe durante o Tour de France Femmes.
Também incluídas nas atualizações que entraram em vigor em 2024 estão aumentos nas punições para números de corrida não visíveis, pular nas calçadas não consideradas parte do percurso da corrida e “assistência irregular, reparos ou alimentação”.
Penalidades revisadas para “garrafas pegajosas”, drafting ou empurrão de carros da equipe foram incluídas nesta última categoria.
Uma multa financeira simbólica pode não ser um grande problema para os mais ricos do pelotão profissional.
No entanto, punições tão dolorosas quanto uma penalidade de 10 minutos, redução de 20% nos pontos acumulados durante as classificações dentro da corrida ou eliminação de pontos UCI podem ter consequências muito mais amplas.