A UCI anunciou o calendário completo para a Copa do Mundo de Mountain Bike 2023 nesta quarta-feira (21).
Leia mais:
+ Saiba por que o Equador é um polo imperdível para os amantes do MTB
+ Quer evoluir no Mountain Bike? Confira 4 bons Bike Parks perto de São Paulo
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
A temporada começa na Tasmânia, Austrália, com fins de semana sucessivos de enduro de 25 a 26 de março e de 1 a 2 de abril.
A ação então segue com nove rodadas pelo verão da Europa e, depois, parte para o outono na América do Norte, em Snowshoe, nos EUA, e Mont-Sainte-Anne, no Canadá.
Das 13 etapas, a mais intrigante é Haute-Savoie, na França, um evento de 10 dias que apresentará pela primeira vez todos os principais formatos de MTB em uma única etapa.
As competições de cross-country olímpico (XCO), cross-country short track (XCC) e downhill (DHI) acontecerão em Les Gets, enquanto a maratona cross-country (XCM), enduro (EDR) e E-enduro (EDR -E) os eventos serão realizados em Châtel e Morzine.
“Ainda temos frescas em nossas mentes, as incríveis imagens e a atmosfera do Campeonato Mundial de Mountain Bike da UCI de 2022 em Les Gets e, portanto, esperamos retornar a Haute-Savoie no próximo ano para seguir nesse ritmo gostoso”, disse o presidente da UCI, David Lappartient.
Para 2023, a maratona cross-country (XC) e o E-enduro terão o status de Copa do Mundo de Mountain Bike da UCI.
O calendário XCM terá início em Nové Mĕsto Na Moravĕ, República Checa, com mais paragens em Finale Ligure, Itália; Châtel/Morzine, França; e Snowshoe, EUA
EDR-E se juntará ao XCM no Finale Ligure para iniciar sua temporada, antes de seguir para Leogang, na Áustria. Há cinco rodadas no total no calendário EDR-E.
Corridas amadoras serão oferecidas para EDR e XCM na próxima temporada. Todas as quatro rodadas do XCM estarão abertas à participação sem necessidade de pré-qualificação.
Em EDR e/ou EDR-E, seis dos sete locais oferecerão corridas amadoras: Maydena e Derby na Tasmânia, Finale Ligure, Val di Fassa Trentino, Loudenvielle e Châtel/Morzine.
Todas as etapas do EDR darão pontos no ranking UCI, premiando os pilotos mais bem colocados com a possibilidade de entrar na competição de elite.
Calendário completo da Copa do Mundo de Mountain Bike da UCI em 2023: