Mais de 30 turistas ficam presos no Pico dos Marins após tempestade

Por Redação

Mais de 30 turistas ficam presos no Pico dos Marins após tempestade | Go Outside
Foto: Shutterstock

Mais de 30 turistas estão sendo resgatados no Pico dos Marins em Piquete (SP) depois de ficarem presos no local devido a uma tempestade na madrugada desta quarta-feira (5). O Corpo de Bombeiros está mobilizando a ação há mais de sete horas. As informações são do G1.

+ Travessias brasileiras: Transmantiqueira

Os 32 turistas estavam divididos em dois grupos e acampavam no local quando foram surpreendido por uma tempestade na madrugada. A chuva intensa com ventania arrastou as barracas em que o grupo estava, segundo os bombeiros.

O grupo acionou os bombeiros por volta das 3h30 – Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros

O grupo acionou o Corpo de Bombeiros por volta das 3h30 e as equipes começaram a fazer a trilha cerca de uma hora depois.

Os turistas já foram encontrados, mas o terreno do local é acidentado e, segundo o grupo de resgate, ainda há chuva e vento, o que dificulta a saída.

Nenhum dos turistas que ficaram presos no Pico dos Marins está ferido.

Em abril de 2021, três mochileiros ficaram quatro dias perdidos no mesmo local. O Corpo de Bombeiros encontrou os turistas, dois homens e um adolescente, depois que a esposa de um dos rapazes relatou o desaparecimento do grupo.

Pela proximidade da capital, fácil acesso e também por estar fora de um parque nacional fechado, o Pico dos Marins atrai uma grande quantidade de visitantes. Com alguns trechos de navegação mais difícil, trepa-pedras e seções de capim-elefante, pode ser confusa para iniciantes e pessoas menos experientes em navegação e orientação, e mesmo perigosa, devido ao risco de quedas e mesmo de hipotermia.

Todos os anos diversos trilheiros e mochileiros acabam perdidos na região do Marins, que faz parte da Serra da Mantiqueira, cadeia montanhosa que se estende por três estados do Brasil: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.