‘Imensa área VIP’: Turistas divididos por cor de pulseira gera revolta em Noronha

Por Redação

Foto: Shutterstock.

No início desta semana, os viajantes que desembarcaram em Fernando de Noronha (PE) receberam gratuitamente uma pulseira eletrônica para fazer pagamentos na ilha sem a necessidade de conexão com a internet.

+ Barco desaparecido em Fernando de Noronha é encontrado na Guiana Francesa
+ Tubarão quase ataca banhista e vídeo do susto viraliza
+ 4 dos melhores lugares de viajar para surfar no Brasil

A solução foi uma tentativa encontrada pela Sou Noronha, em parceria com a administração do arquipélago, para suprir a dificuldade em processar transações devido a internet precária do local.

Foto: Reprodução.

A ideia previa a entrega de pulseiras de uma cor diferente para artistas e influenciadores e de outra para moradores. Mas muitos internautas viram o serviço como “segregação”, de acordo com matéria publicada pelo Jornal do Commercio.

No Twitter, a atriz e cineasta Paula Braun criticou a medida: “Gente conseguiram fazer de Noronha uma imensa área vip com diferenciação social. Estragam tudo! Era um parque ecológico, sabe? Pulseira para influencer? Sério? Que triste a sociedade.”

O escritor Xico Sá foi outro que lamentou a medida. “Que desgraça, meu Deus”, escreveu. Ele ressaltou que considerou a ideia válida para os pagamentos e que a crítica era para a separação. “A ideia é boa, mas pra que esse segregamento? É pra ter a verde e a de morador é só”, disse.

Projeto reformulado

Em nota, a Sou Noronha informou que as pulseiras coloridas eram uma “ideia inicial e que não será implementada”. Agora, “apenas serão identificados consumidores e comerciantes, por pulseiras verde e cinza, respectivamente”.

Segundo os responsáveis, o projeto foi desenvolvido para trazer facilidade e segurança nos meios de pagamento de Noronha, atendendo turistas e movimentando ainda mais o comércio local.

Leia a íntegra da nota do Sou Noronha

O Sou Noronha esclarece que o uso da pulseira eletrônica para facilitar as formas de pagamento na Ilha de Fernando de Noronha separada por categorias e cores se tratava de uma ideia inicial e que não será implementada.

Como as pulseiras estão em fase de produção, nenhum material foi distribuído a comerciantes ou usuários. A partir de agora, apenas serão identificados consumidores e comerciantes, por pulseiras verde e cinza, respectivamente. Dessa forma, usuários vão conseguir detectar de forma fácil quem está habilitado para a venda de créditos.

O projeto foi desenvolvido visando trazer facilidade e segurança nos meios de pagamento de Fernando de Noronha, atendendo turistas e movimentando ainda mais o comércio local.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo