4 dos melhores lugares de viajar para surfar no Brasil

Por Redação

viajar para surfar
Imagem: Fernando de Noronha, Wikipedia

Selecionamos os melhores lugares para curtir uma praia e, de quebra, pegar onda em cenários paradisíacos. Viajar para surfar une o melhor dos dois mundos.

Levando em consideração que o Brasil está entre os sete melhores países do mundo para surfar, não seria errado se focar em algumas das belíssimas praias dos nossos mais de 7 mil quilômetros de litoral para cair no mar. Com tantas opções incríveis de norte a sul no Brasil, fica difícil escolher os melhores destinos de viajar para surfar. São recifes, baías, falésias, dunas, mangues e restingas, que formam paisagens únicas capazes de atrair turistas de diferentes lugares, mesmo em época de pandemia (com restrições da lei sendo respeitadas, lógico).

A qualidade das ondas de algumas dessas praias também é um atrativo à parte para os praticantes do surfe. Entre as praias para surfar no Brasil, estão a que sedia uma etapa do Circuito Mundial e uma que aparece na lista das melhores para a prática do esporte no mundo. Aqui, você descobrirá quais são, além de outras que têm as características ideais para os surfistas.

  1. Baía Formosa – Rio Grande do Norte

As belezas da pequena cidade do litoral sul do Rio Grande do Norte fica por conta da maior reserva de Mata Atlântica do estado. Os ventos protegidos pelas dunas e falésias da baía transformam o mar em um verdadeiro playground para os surfistas o ano inteiro.

A concentração de surfistas é grande e o clima é de respeito total. Tanto profissionais como iniciantes convivem na maior paz. O melhor período para surfar nas praias da Baía Formosa é o do inverno, época do ano em que as ondulações beiram a perfeição.

  1. Fernando de Noronha – Pernambuco

A posição geográfica do arquipélago é o que garante as ondas perfeitas e como consequência o título de “Havaí Brasileiro”. Claro que Fernando de Noronha não poderia ficar de fora dessa lista, com muita preservação do meio ambiente, as praias do arquipélago encantam qualquer um. Uma das principais é Cacimba do Padre, que oferece excelentes condições para os surfistas, principalmente durante o verão.

Em Fernando de Noronha, você não vai apenas viajar para surfar. Além do surf, as belezas naturais de toda a região garantem um dos melhores pontos de mergulho do mundo, passeios de buggy sensacionais em um cenário inesquecível.

  1. Maresias – São Sebastião, São Paulo

Conhecida como umas das praias mais famosas de São Sebastião, Maresias é um destino muito procurado pelos amantes do surf no Brasil. Além de ser o local onde Gabriel Medina aprendeu a surfar, Maresias está não só entre as melhores do Brasil, ela é considerada uma das principais praias para surfar no mundo.

Localizada no litoral de São Sebastião, cidade distante 160 km de São Paulo, oferece as melhores condições para a prática do surfe de março a maio e entre os meses de agosto e outubro. As ondas do local são indicadas para surfistas experientes, pois são rápidas e exigem agilidade.

  1. Itaúna – Saquarema, Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, estado de algumas das praias mais famosas do país, sede de times históricos como Vasco da Gama, parceiros da tecnológica NetBet e com um dos pontos turísticos mais requisitados: Localizada na pequena cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro, a praia de Itaúna transformou-se em palco de uma das etapas do Mundial de Surf em 2017 e 2018. Não é por acaso que o local leva a fama de capital do surf brasileiro e, para os mais íntimos, o Maracanã do Surf.

As ondas de Itaúna chegam até três metros de altura e quebram muito bem. Na região, o que não faltam são picos ideais para a prática do esporte, como Casarão, Garota de Itaúna, Point e Barrinha.

-Publicidade-