Turismo macabro: conheça os destinos mais mal assombrados do mundo

Roteiro macabro e destinos de turismo mal assombrados fazem a cabeça dos visitantes mais corajosos em busca de experiências assustadoras
Roteiro macabro e destinos de turismo mal assombrados fazem a cabeça dos visitantes mais corajosos em busca de experiências assustadoras

O roteiro macabro de viagens tem se tornado um filão inusitado do turismo mundial, graças a passeios que levam a destinos considerados horripilantes e atraem milhares de visitantes todos os anos no mundo inteiro – sempre interessados em ver de perto locais assustadores ou participar do universo mal assombrado.

+ Navio ‘fantasma’ reaparece na costa da Irlanda

+ Por que essa mulher escolheu viver em uma cidade fantasma

+ Príncipe de Astúrias: saiba a história sobrenatural do ‘Titanic Brasileiro’

Sejam edifícios históricos abandonados ou famosos por terem abrigado acontecimentos paranormais ou crueis ao longo dos séculos, esses locais reúnem lendas, muita história e uma programação de arrepiar – permitindo até mesmo que os visitantes vivam experiências sensoriais sobrenaturais.

Confira alguns deles, espalhados pelo Brasil e outras partes do mundo.

New Orleans

Considerada a cidade mais mal assombrada do mundo, NOLA foi fundada em 1718 por colonizadores franceses e se tornou território norte-americano em 1803, depois de passar, também, pelas mãos dos espanhóis. Com sua localização portuária às margens do Rio Missisippi, a cidade convive diariamente com influências deixadas tanto por seus colonizadores europeus quanto por povos africanos e caribenhos, que deixaram marcas muito fortes na cultura e costumes locais. Marcada por um logo período de escravidão e por uma conhecida permissividade, New Orleans une histórias de vodu, espíritos perdidos, lendas sobre vampiros e episódios mórbidos de assassinatos entre suas peculiares atrações turisticas, ja registradas no imaginário coletivo e disponíveis para visitação.

Conheças algumas dessas atrações e disponibilidade (em inglês).

New Orleans Ghost Adventure Tours:
https://www.neworleansghostadventurestour.com/
Bloody Mary Haunted Museum
https://www.bloodymarystours.com/hauntedmuseum.html
The Mortuary Haunted House
https://themortuary.net/

Teatro Amazonas, Brasil

Imponente e recheado de esculturas e obras de arte impressionantes, o magnífico Teatro Amazonas foi construído no final do século 19 em Manaus, durante o chamado Ciclo da Borracha. Naquele período, a região vivia um boom financeiro, atraindo investimentos altíssimos à cidade, mas utilizando, para isso, muita exploração dos trabalhadores locais que, em muitos casos, morriam de estafa e mal nutrição durante a expansão arquitetônica da cidade. Essa seria uma das explicações para as lendas de fastasmas que vagariam pelo edifício, e pelos fenômenos sobrenaturais que ocorreriam pelos corredores do teatro. Funcionários garantem já terem visto diversas aparições e vivenciado episódios inexplicáveis.

Mais sobre o Teatro Amazonas: https://teatroamazonas.com.br/

Port Arthur, Australia

Considerado mal assombrado, Porth Artur é um verdadeiro campeão no hall da fama de local macabro na Oceania: a localidade abrigava um complexo penitenciário durante o século 19 para criminosos extrememante perigosos, que eram submetidos a um tratamento considerado cruel e brutal, que teria deixado não apenas feridas físicas, mas almas perdidas e revoltadas, que estariam vagando por ali, segundo lendas locais, até hoje. A prisão está –  felizmente! – desativada, mas seus edifícios em ruínas se encontram abertos para visitas turísticas. Quem quiser esticar a viagem pode dar uma passadinha por outro lugar sinistro: a Ilha dos Mortos, que abriga os túmulos dos prisioneiros que morreram em Porth Artur.

Mais sobre o turismo em Port Arthur: http://portarthur.org.au/tour/ghost-tour/

Centro histórico de Porto Alegre, Brasil

O músico e pesquisador André Neto, do Porto Alegre Mal Assombrada, conduz um tour de duas horas que percorre ruas e becos da capital do Rio Grande do Sul enquanto fala sobre a história e lendas de pelo menos seis pontos considerado mal assombrados no meio do trajeto. O passeio inclui a passagem por igrejas, casarões, praças, um museu e até mesmo a antiga Rua do Arvoredo, palco do aterrorizante caso real de um açougueiro que fazia linguiça com carne humana – mas não de qualquer tipo: ele somente utilizava como ‘matéria-prima’ a carne de membros da alta sociedade, assassinados.

Mansão da ‘Loira do Banheiro’ em São Paulo, Brasil

Lar do Visconde de Guaratinguetá e da sua filha Maria Augusta, que ficou popularmente conhecida como a “Loira do Banheiro”, a mansão abriga hoje a Escola Estadual Conselheiro Rodrigues Alves, uma das maiores e mais belas construções arquitetônicas da cidade, localizada no interior de São Paulo.

Foi ali, na imponente e luxuosa casa, com grandes janelas e cercada por grades de metal, que surgiu uma das principais lendas brasileiras: por volta de 1880, o Visconde forçou a filha, na época com 14 anos, a se casar com um homem mais velho e influente da cidade, o Conselheiro Dutra Rodrigues, 21 anos mais velho. Após o casamento, Maria Augusta vendeu suas jóias e fugiu para Paris, e morreu aos 26 anos. No trajeto do corpo da França para o Brasil, ela teria tido o caixão violado, e suas joias roubadas.

Velada em uma das salas do casarão, Maria Augusta teria encontado a ‘paz eterna’, e por isso sua alma teria se recusado a deixar o local. Relato de aparições de uma dama vagando pelos corredores, um piano que, às vezes, toca sozinho, e até um misterioso incêndio no prédio em 1914 seriam ‘provas’ da permanência do fantasma de Maria Augusta no local.

Saiba mais sobre a lenda: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/a-curiosa-lenda-urbana-por-tras-de-uma-das-mansoes-mais-antigas-de-guaratingueta.phtml

Castelo de Wolfsegg, Alemanha

O Castelo de Wolfsegg, localizado na região da Bavária, na Alemanha, tem uma história que remonta ao século 13 e deve muito de sua fama a uma história fantasmagórica: reza a lenda que essa construção medieval é habitada por um espírito conhecido como a Dama Branca, uma mulher que teria sido morta por seu marido dentro do castelo após, supostamente, traí-lo. Segundo o site oficial desta atração turística, a Dama Branca “pode às vezes ser vista levitando nas habitações” que existem dentro do edifício.

O castelo de Wolfsegg é aberto a visitantes: https://www.burg-wolfsegg.de

The Stanley Hotel, Estados Unidos:

Localizado em Estes Park, no estado norte-americano do Colorado, o Stanley Hotel tem mais de cem anos e inspirou “O Iluminado”, livro escrito por Stephen King e que virou um clássico filme de terror dirigido por Stanley Kubrick e estrelado por Jack Nicholson. O local é famoso por suas próprias lendas assustadoras: acredita-se, por exemplo, que o quarto 217 seja ‘a casa’ de um fantasma que nunca sai dali, e assombra todo o local. Aproveitando-se da fama e da coragem dos visitantes, o The Stanley promove passeios noturnos, que contam com tour por todas as dependências e histórias horripilantes.

Mais sobre o The Stanley: http://www.stanleyhotel.com

The Myrtles Plantation, Estados Unidos 

Na pequena cidade de St. Francisville, no estado da Louisiana, Estados Unidos, fica a histórica Myrtles Plantation: uma antiga residência rural e plantação de algodão considerada um dos locais mais mal-assombrados dos Estados Unidos. Marcada por anos de escravidão pela brutalidade dos senhores de terra em relação aos negros – seus donos teriam, inclusive, lutado na Guerra Civil Americana em posição contrária à abolição – o local seria assombrado por dezenas de almas de escravos em busca de descanso e justiça. Um dos ‘personagens’ mais famos do local é o fantasma de uma escrava que vivia dentro de casa e teria se tornado a dona sobrenatural do casarão, fazendo aparições frequentes.

É possível conhecer a Myrtles Plantation em tours guiados e, se houver coragem, até dormir por lá. Mais informações: http://www.myrtlesplantation.com