Nesta quarta-feira (15), a SpaceX levará uma tripulação completamente civil ao espaço, com quatro participantes. O evento registrará a entrada do bilionário Elon Musk no ‘turismo espacial’, que já contou com a presença de outros bilionários que estão explorando esse ramo.
+ Richard Branson fala sobre sua primeira experiência no espaço
+ Petição para que Jeff Bezos não volte do espaço chega a 80 mil assinaturas
+ Alemanha terá nova piscina de ondas
Neste ramo do turismo espacial, Richard Branson foi ao espaço por 20 minutos em julho, pela Virgin Galactic, enquanto Jeff Bezos ficou durante 10 minutos na nave de sua empresa Blue Origin. As viagens também foram feitas com tripulantes civis, mas não chegaram até a órbita terrestre.
E esse é o grande diferencial do voo da SpaceX, já que a viagem é muito mais ambiciosa do que os voos já registrados pela Virgin Galactic e da Blue Origin, que tinham escalada suborbital, levando tripulações ao espaço e de volta a Terra em poucos minutos.
O voo da empresa de Elon Musk foi projetado para levar seus passageiros onde nenhuma tripulação civil conseguiu chegar: na órbita terrestre. Na viagem, eles darão a volta ao globo uma vez a cada 90 minutos, a mais de 27.358 quilômetros por horas, ou mais ou menos 22 vezes a velocidade do som, de acordo com a Reuters.
A altitude será de 575 quilômetros, além das órbitas da Estação Espacial Internacional (ISS) ou mesmo do Telescópio Espacial Hubble.
Diferente das viagens que já ocorreram com os outros empresários, Elon Musk não estará no voo, que ocorrerá com Jared Isaacman, norte-americano fundador da empresa de comércio eletrônico Shift4 Payments. Ele levará outros três tripulantes novatos no turismo espacial.
A aeronave está pronta para o voo do Kennedy Space Center da Nasa, no topo de um dos foguetes reutilizáveis Falcon 9, com lançamento com prazo de 24 horas que começou às 21h (horário de Brasília) na próxima quarta (15).
A empresa do bilionário Elon Musk já levou pelo menos dez astronautas para a ISS em nome da Nasa, mas essa será a primeira vez com astronautas não profissionais.