Um resort da província de Alicante, na Espanha, foi atingido por um tsunami meteorológico (ou meteotsunami), que inundou ruas e praias e danificou carros após fortes mudanças na pressão atmosférica. O fenômeno aconteceu na madrugada desta quarta-feira (11) na cidade de Santa Pola.
Leia mais
+ Precisamos nos preparar para ‘calor extremo’, alertam cientistas
+ Manual prático de como sobreviver a desastres naturais
Um tsunami meteorológico é provocado por eventos meteorológicos (da atmosfera), como ondas de calor – ao contrário dos tsunamis comuns que são causados por abalos sísmicos.
O fenômeno aconteceu ao mesmo tempo em que uma onda de calor vinda do Saara com temperaturas de até 47°C é esperada na Espanha, Portugal e Itália nos próximos dias.
Essas fortes mudanças fizeram com que o nível do mar na região de Alicante caísse e depois subisse, inundando a praia e o calçadão do resort por volta das 2:30 da quarta-feira (horário local).
A polícia de Santa Pola disse que o clima raro danificou a frota pesqueira da cidade e deixou vários barcos à deriva pela manhã.
Ondas gravitatorias atmosféricas que provocan ascensos bruscos del nivel del mar en playas y puertos del litoral mediterráneo. No es un fenómeno nuevo y se puede notificar en @AEMET_SINOBAS como “fenómeno marítimo raro”. https://t.co/EKKO1uZJf9
— AEMET_C. Valenciana (@AEMET_CValencia) August 11, 2021
O Departamento de Climatologia da Universidade de Alicante disse que o fenômeno raro era mais comum nas Ilhas Baleares, mas já havia acontecido em Alicante antes – embora o desta madrugada tenha sido muito mais forte do que o normal.
Guardamar del Segura, ao sul de Santa Pola, também foi atingido pelo meteotsunami e viu o nível da água subir pelo menos 80 cm na manhã de quarta-feira.
Um porta-voz do serviço meteorológico espanhol AEMET emitiu um alerta de calor. “A Espanha continental e as Ilhas Baleares estão enfrentando uma provável onda de calor. Isso pode levar a efeitos adversos na saúde das pessoas e a um risco significativo de incêndios florestais”, informou.
O calor também deve atingir Itália e Portugal esta semana. Os termômetros já marcaram 47°C na Sicília na terça-feira (10), o que deve alimentar os incêndios florestais no sul da Itália.
O tsunami meteorológico atingiu a Espanha dois dias depois da ONU publicar um relatório alertando que o mundo já está experimentando os efeitos severos das mudanças climáticas e que elas devem piorar.