Abacates e avocados são frutas delicadas e difíceis de conservar por muito tempo. O ideal é consumi-las assim que estejam maduras, pois estragam logo em seguida, mesmo guardadas na geladeira.
+ Melhor forma de comer abacate: Pasta proteica ao pesto de abacate
+ Mas afinal, pedalar em jejum pode ser boa estratégia?
+ Baleia jubarte morta é encontrada na praia de Bertioga (SP)
Mas há quem diga que é possível preservar os frutos por muito mais tempo com um truque simples: basta deixar abacates e avocados imersos em água na geladeira. A dica viralizou recentemente no TikTok e garante que as frutas podem durar semanas sem estragar.
O truque, no entanto, pode causar uma grave intoxicação alimentar, segundo a Food and Drugs Association (FDA), agência norte-americana que tem papel similar ao da Anvisa.
Em comunicado enviado à imprensa norte-americana, a FDA explicou que deixar as frutas imersas em água pode causar a proliferação de bactérias nocivas aos seres humanos, entre elas Listeria monocytogenes e Salmonella.
“Além disso, uma pesquisa feita por cientistas do FDA mostrou que a Listeria monocytogenes tem potencial para se infiltrar e ficar alojada na polpa de avocados quando submersos em recipientes refrigerados por 15 dias”, disse o porta-voz do órgão.
De acordo com a agência, a maneira mais segura de conservar abacates e avocados inteiros é guardá-los na geladeira. Depois de abertos, eles podem ser colocados em sacos com fechos herméticos e congelados por até três meses.