Trilha dos Apalaches enfrenta aumento nos incêndios florestais

Trilha dos Apalaches | Go Outside
Trilha dos Apalaches tem 3.500 km e passa por 14 estados dos EUA - Foto: Shutterstock

Uma série de incêndios florestais recentes ao longo do corredor da Carolina do Norte e da Virgínia provocaram fechamentos na Blue Ridge Parkway e em partes da Trilha dos Apalaches na semana passada.

Leia mais:

+ Peru perde mais da metade das geleiras devido às mudanças climáticas

+ 10 regras de etiqueta para o boulder na escalada indoor

+ Quanto tempo leva para fazer a Trilha dos Apalaches?

Um acidente de carro na estrada perto da divisa do estado ocidental da Carolina do Norte, em 16 de novembro, acendeu um incêndio, que rapidamente cresceu para mais de 800 hectares, representando uma ameaça para a área circundante devido aos ventos fortes. Como resultado do incêndio, as autoridades fecharam a Trilha dos Apalaches ao longo da fronteira da Carolina do Norte e do Tennessee, da I-40 a Brown Gap (Max Patch ainda está aberto).

Embora as fortes chuvas tenham ajudado a desacelerar o progresso do incêndio ontem, os funcionários do Serviço Florestal dos EUA pensam que o adiamento provavelmente durará apenas até o fim de semana porque a região não espera nenhuma chuva adicional por algum tempo.

No entanto, as equipes de bombeiros estão esperançosas, pois as linhas de contenção impediram um crescimento significativo, apesar dos ventos fortes na segunda e terça-feira. Na noite da última terça-feira, o incêndio estava 79 por cento contido.

Jimmy Holt, guarda florestal do Serviço Florestal da Carolina do Norte, disse ao site norte-americano, AP que “ está muito melhor do que há alguns dias”, observando que as evacuações da área foram suspensas.

Além do incêndio, partes da Trilha dos Apalaches estão atualmente sob ameaça do incêndio, que começou na Virgínia por razões desconhecidas e se espalhou por 4000 hectares ao longo de nove dias, chamando cerca de 640 especialistas em incêndio e socorristas para a ação.

Karen Miranda-Gleason, Oficial de Informação Pública do Corpo de Bombeiros de Matt’s Creek, disse ao Backpacker: “ Há toda uma mistura de pessoas aqui. Bombeiros e todo o apoio que vem com isso, desde suprimentos, finanças, logística, planejamento, informações sobre incêndios, meteorologistas de incidentes, analistas de comportamento de incêndio, pessoas que fazem mapas digitais. Há uma grande variedade de conjuntos de habilidades que usamos em incêndios florestais, e eles estão todos aqui.”

Devido a um incêndio, toda a área de preservação ambiental James River Face e todas as trilhas que passam por ela (incluindo a Trilha dos Apalaches) estão fechadas até novo aviso .

O incêndio em Matt’s Creek também resultou no fechamento de 20 milhas da Blue Ridge Parkway, da milha 66,3 à milha 85,9, enquanto os bombeiros combatiam o incêndio na área.

“ Estávamos usando [a Parkway] como parte da nossa linha de segurança”, diz Miranda-Gleason. Mas depois que a ameaça regional diminuiu e a área foi avaliada como perigosa, a estrada foi reaberta com sucesso na noite de terça-feira.

As tripulações conseguiram até salvar o abrigo e a privada de Matt’s Creek depois de implementar táticas como o uso de sopradores de folhas, bombas e mangueiras para proteger a área. De acordo com a página do serviço florestal no Facebook: “ Durante as primeiras horas e dias do incêndio, os bombeiros usaram uma combinação de sopradores de folhas, ferramentas manuais, bombas e mangueiras para proteger com sucesso o abrigo e a área circundante. Ferramentas manuais e sopradores de folhas foram usados ​​para remover a serapilheira ao redor das estruturas para criar uma área defensável. Mangueiras foram colocadas para molhar toda a área para evitar que o fogo se aproximasse demais enquanto o fogo se aproximava.”

Quando questionada sobre por que a Virgínia e a Carolina do Norte estão enfrentando tantos incêndios florestais, Miranda-Gleason disse que “esta área está seca e há muito tempo que não há um grande incêndio, então inevitavelmente a floresta queimará”.

Na manhã de quarta-feira, a maior parte do incêndio em Matt’s Creek foi contida, graças aos esforços de combate a incêndios e à chuva necessária. O incêndio estava com 57 por cento de contenção na noite de terça-feira, de acordo com Miranda-Gleason. “ Ainda temos algumas linhas de fogo abertas, mas realmente não temos chamas por aí, então estamos falando de fogo latente”, disse ela.

Os bombeiros estão hoje avaliando a região em busca de danos, avaliando partes da Trilha dos Apalaches no processo, incluindo o trecho fechado que passava pela área do incêndio. “ Eu sei que isso é uma grande preocupação”, disse Miranda-Gleason. “Estamos fazendo uma avaliação sobre isso hoje para ver quanto impacto houve.”

Enquanto os bombeiros na Virgínia e em partes da Carolina do Norte e Tennessee comemoram as chuvas recentes, os caminhantes na área devem continuar monitorando o fechamento de trilhas e as ameaças de incêndio na área.