Quer fazer trilha com crianças? Saiba quais distâncias elas podem andar e quanto peso elas podem carregar na mochila
+ Infância Outdoor: Como escolher uma mochila para carregar crianças na trilha
+ 7 equipos essenciais para uma viagem de aventura com crianças
+ 5 destinos de aventura para curtir com as crianças
Durante uma caminhada, é comum ouvir as crianças dizerem “é muito longe” sobre a trilha, ou “é muito pesado” sobre a mochila. Mas saber até onde as crianças realmente podem caminhar e quanto elas podem carregar ajuda os pais a planejarem melhor as rotas, equilibrando a sensação de conquista com a diversão de caminhar.
Conversei com dois especialistas sobre o assunto. Tod Schimelpfenig é o Diretor de Currículo da NOLS Wilderness Medicine e criou quatro filhos no Wyoming, nos Estados Unidos, levando-os para acampar com mochilas já aos três anos de idade.
A Dra. Stephanie Canale orienta diariamente crianças e pais em sua prática de medicina familiar em Santa Monica, Califórnia, também nos EUA, e faz caminhadas regularmente com seu filho de oito anos.
Aqui está o que Schimelpfenig e Canale têm a dizer sobre o quanto de peso as crianças devem (e não devem) carregar e até que distância elas conseguem caminhar, divididos em três faixas etárias.
Trilha com crianças: até que distância elas podem caminhar?
“Acho que a criança em idade escolar pode facilmente caminhar até 8 km, desde que você vá no ritmo delas”, diz a Dra. Canale. “O segredo é se manter bem hidratado, fazer lanches e pausas.”
+ Passeio em família: como planejar os lanches das crianças em aventuras ao ar livre
Ela acrescenta: “Dentro do razoável, não acho que devemos impor limites.”
Ainda assim, aqui estão algumas orientações:
Idades de 0 a 3 anos
Canale recomenda que os pais carreguem as crianças, pelo menos na maior parte da caminhada, quando ainda são pequenas.
Para este grupo etário, recomendamos passeios de até 3 km. Só de sair e caminhar qualquer distância com crianças de até três anos já deve ser considerado uma vitória.
Distância: de 400 metros a 3 km
Idades de 4 a 7 anos
Schimelpfenig diz que as crianças são capazes e explica que ele fez caminhadas de até quase 10 km por dia com seu filho de seis anos. Mas ele também preferia viagens mais curtas e sempre prestou atenção para saber se seus filhos estavam se divertindo ou não. “As crianças ficam curiosas, querem parar e observar as coisas, socializar e brincar”, ele diz. “Eu sou muito cauteloso em dizer ‘Vamos caminhar até o ponto X’, e prefiro uma agenda de caminhada liderada pela criança.”
Distância: de 3 a 6,5 km
A partir de 8 anos
Cada criança é diferente, mas crianças em idade escolar a partir de 8 anos conseguem gerenciar distâncias maiores. Claro, a distância diminui conforme o peso da mochila aumenta, mas crianças mais velhas e adolescentes certamente podem caminhar boas distâncias.
Isso não significa que forçar seu filho de nove anos a caminhar pelo menos 10 km em cada passeio seja uma boa ideia. Ter uma experiência positiva é mais importante do que a distância, mas saiba que eles são fisicamente capazes.
Distância: de 10 a 16 km
+ Como montar seu kit de primeiros socorros com crianças na trilha
Trilha com crianças: quanto peso elas podem carregar?
“Na literatura médica, você encontrará que as crianças podem carregar de 15 a 20% do seu peso corporal”, diz Schimelpfenig. “Mas eu ficaria mais perto dos 15%, e isso com uma mochila que caiba adequadamente, não algo de adulto que não distribua o peso corretamente.”
Canale sugere que quanto mais leve, melhor para crianças menores. “Eu diria de 5 a 10% do peso corporal para crianças menores de sete ou oito anos”, ela diz.
Idades de 0 a 3 anos
Se quiserem carregar algo, ótimo. Talvez seja uma mochila vazia, ou com um brinquedo de pelúcia ou uma jaqueta. Ou talvez carreguem uma pequena garrafa de água ou um lanche.
Peso: de 0 a 5% do peso corporal
Idades de 4 a 7 anos
Canale, que recomenda de 5 a 10% do peso corporal para essa faixa etária, observa que uma criança de cinco anos pesa, em média, 19 kg, o que significa que elas carregariam uma mochila que pesa pouco mais de 900 gramas, ou pouco mais de 1,8 kg.
A maioria das mochilas pesa cerca de 900 gramas, então carregar uma mochila vazia com pequenos lanches ou uma camada leve de roupa pode ser o máximo que elas conseguem. Crianças maiores dessa faixa etária podem carregar itens mais pesados, como pequenas quantidades de água.
“Carregar água é uma boa maneira de ensinar as crianças a se manterem hidratadas enquanto se exercitam, mesmo em caminhadas curtas”, diz Canale. Considere fazer seu filho carregar um pouco de água de cada vez e reabastecer sua garrafa ou bolsa de hidratação com sua própria reserva de água durante as pausas.
Peso: de 5 a 15% do peso corporal
A partir de 8 anos
“Quanto mais velho, maior ou mais experiente for a criança, mais peso ela pode carregar”, diz Schimelpfenig. Sob suas diretrizes, crianças dessa idade poderiam carregar de 15 a 20% do seu peso corporal. Se seu filho pesa 36 kg, ele pode carregar uma mochila de aproximadamente 5,4 kg.
Peso: cerca de 15% do peso corporal
Dê às crianças o que você tem
“As crianças gostam de ter algumas das coisas que os pais têm nas mochilas”, aconselha Schimelpfenig. “Uma camada extra de roupa, um pouco de comida, uma capa de chuva.” Montem as mochilas juntos para que as crianças vejam o que você está carregando e se orgulhem de levar itens semelhantes. “Esperamos que elas comecem a pensar no que precisam quando saem ao ar livre. Nunca é cedo demais para fazê-los pensar nisso.” Ele acrescenta que, para caminhadas mais longas, ele carregaria os sacos de dormir, a barraca e itens mais pesados.
Certifique-se de que a mochila encaixe bem
Tanto Schimelpfenig quanto Canale enfatizam a importância de mochilas bem ajustadas. Canale diz para garantir que a alça peitoral fique sobre o esterno da criança, e não sobre o osso do peito, quando carregar mais peso.
Schimelpfenig insiste que o cinto deve estar diretamente sobre os quadris, não na cintura. “E as alças dos ombros devem sair da mochila em um ângulo de 90 graus em relação aos ombros da criança, não de cima ou de baixo.”
Ambos aconselham que a mochila deve ficar ajustada ao corpo, de modo que o peso fique próximo das costas e baixo em torno dos quadris.
Embora as crianças sejam capazes e adaptáveis, Schimelpfenig lembra que elas não são adultos em miniatura. “É como a diferença entre um rato e uma vaca”, ele diz, explicando que as crianças não regulam sua temperatura corporal tão bem quanto os adultos e não são tão capazes de expressar claramente quando, por exemplo, têm uma dor de cabeça causada pela altitude.
Portanto, enquanto é importante ficar atento ao bem-estar do seu filho na trilha, também é importante saber que eles realmente podem carregar uma mochila (desde que não seja muito pesada) e que podem caminhar 1 ou até 8 km.