Todos os treinadores de resistência de todo o mundo concordam que, quando se trata de treino e sucesso, há uma palavra à qual todos devemos voltar sempre: consistência. Aprender como obter consistência no treinamento é o que separa o excelente do bom, e esta questão – como posso garantir que meu treinamento seja consistente? – é realmente a pergunta do milhão quando se trata de alcançar o sucesso. É fácil de explicar e o princípio é simples (em teoria), porém sua execução nem sempre é tão direta. Aqui, explicamos por que a consistência é tão importante, por que pode ser tão difícil de executar e o que você pode fazer como atleta para ajudar a tornar a prática consistente parte de seu estilo de vida.
Por que o treinamento consistente é tão importante?
A consistência é crucial no treinamento, especialmente se você for um atleta voltado para o desempenho. Fazer algo repetidamente enquanto adiciona intensidade e/ou volume ao longo do tempo é o que chamamos de treinamento de sobrecarga progressiva e tem sido apoiado pela ciência como a principal forma de obter ganhos em qualquer disciplina. Com este tipo de treino, os atletas trabalham um conjunto ou função muscular específica (no nosso caso, nadar, andar de bicicleta, correr) de forma específica e repetitiva, trabalhando durante períodos prolongados de intensidade seguidos de importantes períodos de recuperação. Para obter ganhos, a repetição e a consistência são fundamentais, assim como aprender a compreender e aceitar que os resultados não acontecerão da noite para o dia, mas sim depois de meses – ou talvez até anos – mantendo a mesma rotina.
Por que a consistência é tão difícil de executar?
Esse tipo de treinamento é difícil de executar porque é muito repetitivo, pode se tornar monótono e exige tempo e paciência para ver os resultados. Como estamos imersos numa cultura de gratificação instantânea, muitas vezes sentimos a necessidade de “mudar” para sermos constantemente estimulados por um treino, em vez de nos atermos à rotina chata da “mesma velha”. No entanto, lembre-se de que alguns dos maiores atletas ganharam elogios por meio de trabalho árduo, monótono e consistente: você não viu Michael Phelps treinando esportes diferentes para melhorar na natação ou Mirinda Carfrae praticando o tênis como uma atividade de treinamento cruzado. Eles são os melhores no que fazem porque treinam suas respectivas disciplinas dia após dia, durante meses e anos. Este treinamento exige coragem mental e muita disciplina, algo que é muito difícil para a maioria de nós executar por longos períodos.
Como você pode tornar a consistência parte de seus hábitos atléticos?
Vamos começar com uma ótima citação: “Você não precisa se sentir bem para começar, basta começar para se sentir bem”. Este é um grande motivador para se dar permissão para iniciar uma atividade, especialmente naqueles dias em que qualquer outra coisa parece mais atraente do que começar o treino. Dar-se permissão para começar algo e depois avaliar se deve ou não continuar, na maioria das vezes será levam a mais conclusões e consistência do que escolher seu sofá ou calça de moletom confortável.
Outra dica útil é preparar suas roupas de treino como a primeira coisa que você veste ao se levantar, ou se você chegar em casa e vestir suas roupas de treino depois do trabalho, você estará mais inclinado a sair pela porta e completar o treino. . Não se tente dizendo “Farei isso mais tarde”. Quando você estiver aninhado no sofá e de moletom, as chances de seu treino acontecer diminuirão exponencialmente!
A chave para alcançar sua própria consistência é compreender o propósito e o processo pelo qual você está fazendo isso em primeiro lugar. Encontre o seu propósito (seu porquê, seu objetivo final) para o seu treinamento e revisite esse propósito com frequência. Será seu motivador constante quando as coisas ficarem difíceis. Em seguida, concentre-se no processo, nos treinos individuais que, com o tempo, o levarão ao seu objetivo final com sucesso.
Finalmente, contratar um treinador pode ajudar, dando-lhe a responsabilidade necessária para estabelecer um treino consistente, mas também dando-lhe o foco diário para ajudá-lo a saber por que cada treino é um trampolim importante para alcançar seu objetivo.