O verão não é ideal para a escalar em rocha. Além do superaquecimento da pedra — que desidrata mais e até derrete o solado das sapatilhas — com o calor aumentam as nuvens e a chuva cai pesada, tornando a aventura mais perigosa. Consultamos o escalador Augusto Portugal, que indicou três picos bons para escalar em rocha sempre, inclusive no verão.
+ Serra do Cipó: um destino obrigatório para quem curte escalada
+ Dicas para quem está começando na escalada em rocha
SERRA DO CIPÓ (MG)
A escalada é em pedra de calcário e o grau de dificuldade vai do mais fácil ao mais difícil —algumas das vias mais cascas grossas do Brasil são lá. Um “teto” rochoso protege parte da rocha da água da chuva e, consequentemente, dos raios de sol, deixando algumas vias sempre secas e com temperaturas agradáveis.
FALÉSIA DOS OLHOS, PARAISÓPOLIS (MG)
A maioria das vias fica protegida por um grande teto de rocha. O grau de dificuldade é elevado, o que faz o local ser procurado por aqueles que já escalam vias difíceis. Mais informações, neste link.
RIO DE JANEIRO (RJ)
É a Meca da escalada em rocha no Brasil. O acesso para as vias é fácil e rápido, mas o grau de dificuldade… As vias de escalada esportiva mais difíceis do Brasil se encontram na cidade maravilhosa.