O “Tren de la Quebrada” será o primeiro trem turístico da América Latina movido a energia solar
Da província de Jujuy, na Argentina, deve partir o primeiro trem turístico movido a energia solar da América Latina até Cusco, no Peru.
Segundo a CANATUR (Cámara Nacional de Turismo del Perú), a construção do projeto chamado de “Tren de la Quebrada”, já está em andamento. Estima-se que a primeiro trecho da ferrovia seja concluído em agosto deste ano, unindo a localidade de Volcán com Purmamarca e Maimará, em uma rota de 20 quilômetros pelo norte argentino.
- Pisando em nuvens: um roteiro completo do Trekking de Las Nubes
- Peru adota novas regras de acesso a Machu Picchu
- As viagens de trem mais luxuosas do mundo
No futuro, a linha deve ir à Bolívia, tendo como destino final a cidade de Cusco, no Peru. Não há informações sobre a data prevista para a conclusão da obra de todo o percurso.
A primeira ferrovia solar da região inicialmente terá dimensões reduzidas, consistindo em um vagão com uma capacidade aproximada de 240 passageiros. Por ser um trem turístico, a velocidade será de apenas 30 quilômetros por hora. De acordo com a CANATUR, a viagem de Volcán a Maimará será de cerca de três horas.
O trem vai funcionar com painéis fotovoltaicos nos telhados. Sua propulsão será realizada através de energia solar e diesel hidráulico. O projeto envolveu técnicos e especialistas internacionais responsáveis pelo trem solar de Byron Bay, na Austrália (foto que ilustra a matéria).
A primeira fase de construção requer um investimento de 9 milhões de dólares, a segunda custará 6 milhões de dólares.