Aventura na Patagônia: 6 tours com trekkings e navegações

Por Redação

Aventura na Patagônia: 6 tours com trekkings e navegações - Go Outside
Foto: Shutterstock

Com a chegada do inverno vem a alta temporada na Patagônia argentina e chilena, sendo o momento perfeito para as viagens de aventura pelo local. Os destinos da região “do fim do mundo” contam com experiências únicas em montanhas nevadas, glaciares, lagos e outras belezas naturais.

A Patagônia cobre uma área com mais de 1 milhão de quilômetros quadrados de território praticamente selvagem, no extremo sul da América do Sul.

+ HIELO: Curta mostra travessia de Fernanda Maciel em tempo recorde na Patagônia
+ 5 motivos para você viajar de bicicleta pela Patagônia

Confira 6 tours de aventura realizados pela agência Patagonia Experience Travel na região:

6 tours de aventura na Patagônia

1. Trekking sobre o Glaciar Perito Moreno em El Calafate

Um dos atrativos mais famosos da Patagônia, o Glaciar Perito Moreno é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO (1981) e está localizado no Parque Nacional Los Glaciares.

Para conhecer as belezas do lugar, uma das melhores formas é fazendo um roteiro de trekking com guias de montanha. Dessa forma, os aventureiros fazem uma caminhada pelas margens do Lago Rico até a geleira, podendo apreciar uma variedade de formações típicas de geleiras, como fendas profundas, dolinas azuis, enormes seracs – um grande bloco de gelo formado pela fratura de uma geleira – e lagoas azul-turquesa.

+ Perito Moreno: o parque na Patagônia que recebe uma pessoa por dia

No passeio, há ainda uma palestra sobre glaciologia, ciência que explica a composição e formação desses fenômenos da natureza.

2. Navegação entre Icebergs para os Glaciares Upsala e Spegazzini em El Calafate

Saindo de Punta Banderas, a 47 km de Calafate, é possível fazer um roteiro pelo braço norte do lago Argentino, navegando entre grandes icebergs.

O tour passa por atrativos como os glaciares Spegazzinni, Haim Sur e Peinetas, e inclui caminhada por trilha de montanha de onde se tem vistas incríveis para a baía das geleiras.

3. Puerto Pirâmides com avistagem de baleias no barco/submarino em Puerto Madryn

Já imaginou observar as baleias em seu habitat natural embaixo d’água? Na Patagônia isso é possível!

O roteiro que sai de Puerto Madryn e navega pelo Golfo Nuevo até a Península Valdés é indicado para avistagem de baleias francas, leões marinhos de cabelo, pássaros típicos da Costa Patagônica e golfinhos negros.

O passeio é feito a bordo do Yellow Submarine, uma embarcação que conta com cabine subaquática para observação da biodiversidade local embaixo d’água. Todo o tour é acompanhado por guia baleeiro, que explica sobre as espécies e ajuda os visitantes a entenderem o comportamento dos animais.

+ Viagem do sonho: As belezas da Patagônia chilena
+ Aysén: o grande tesouro do Chile na região austral da Patagônia

4. Tour Trekking a Base Torres em Torres del Paine no Chile

O trekking que leva até a base das Torres del Paine é uma das atividades mais importantes da Patagônia chilena. O tour passa por lugares como o Vale do Ascencio e o Camping Chileno, de onde é possível observar as mudanças na paisagem, ao adentrar uma antiga floresta de lenga.

Da base das Torres contempla-se os três gigantes de granito que formam um dos principais cartões-postais da região: Central, Monzino e D’Agostini; além dos morros Peineta e Nido de Condores.

5. Full Day El Chaltén com navegação no Lago do Deserto e Glaciar Vespignani

O vilarejo argentino de El Chaltén é nomeado como a capital do trekking no país, contando com um cenário de montanhas, lagos e glaciares.

Ali, além de visitar o povoado, pode-se esticar o roteiro até o Lago del Desierto, emoldurado por uma exuberante floresta de lengas, e o Glaciar Vespignani.

6. Tour Navegação a Ilha Victoria com Bosque de Arrayanes em Bariloche

O roteiro visita a maior ilha do Lago Nahuel Huapi, protegida pelo parque nacional de mesmo nome. Ali está a última floresta natural de Arrayanes, além de atrações como pinturas rupestres e uma praia de areia vulcânica.

Também é possível apreciar a paisagem única da península de Quetrihué, que inclui árvores centenárias.