Dezenas de pilotos caíram e vários outros foram retidos em uma batida em alta velocidade que gerou um engavetamento nos minutos iniciais da 14ª etapa do Tour de France neste sábado (15).
+ Tour de France 2023: saiba onde assistir ao vivo
+ 5 vezes que fãs (e cães) causaram acidentes que mudaram o Tour de France
A organização da corrida parou a etapa fora de Annemasse por quase 30 minutos, enquanto funcionários e médicos atendiam aos ciclistas caídos e os mecânicos da equipe faziam reparos apressados nas bicicletas danificadas.
A corrida havia recomeçado por apenas 10 km quando o contendor do GC Romain Bardet (DSM) e o novato do Tour James Shaw (EF-Education-EasyPost) caíram em uma descida rápida e foram forçados a abandonar a etapa.
Antonio Pedrero (Movistar), Louis Meintjes (Intermarché-Circus-Wanty) e Esteban Chaves (EF-Education EasyPost) também deixaram a corrida depois de se machucarem no primeiro acidente.
A etapa de sábado está se desenrolando devido a algumas preocupações sobre a rápida descida do Col de Joux Plane até a linha de chegada em Morzine.
Primeiro grande engavetamento do Tour de France balança o pelotão
A primeira queda da etapa não foi captada pela câmera, mas ocorreu em uma curva para a direita em uma descida gradual.
O break do dia ainda não havia se formado, embora os ataques estivessem voando no que eram apenas os primeiros 10 km da etapa crucial de várias montanhas de sábado. O comentarista da Eurosport / GCN, Jens Voigt, observou que a superfície da estrada estava úmida após a chuva recente.
Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) foi pego por trás do incidente, mas evitou cair, enquanto Tadej Pogačar (EAU Emirates) não parece ter se envolvido.
Os oficiais da corrida foram rápidos em parar a etapa e dois veículos da organização bloquearam a estrada para permitir que funcionários e pilotos se reagrupassem após o que foi o primeiro grande engavetamento da corrida.
A etapa só recomeçou após cerca de 30 minutos, com os carros de corrida liderando o grupo em uma curta seção neutra antes de iniciar a corrida.
Logo após o acidente, pilotos de quase todas as equipes caíram ou buscaram ajuda.
O piloto do GC em terceiro lugar, Jai Hindley (Bora-Hansgrohe), foi flagrado com cortes no cotovelo e no quadril, e o piloto britânico Fred Wright (Bahrain Victorious) foi visto mancando com dores.
Outros pilotos notáveis que parecem ter caído incluem Frederick Frison (Lotto-Dstny), Marc Soler (EAU Emirates), Wilco Kelderman (Jumbo-Visma) e Adrien Petit (Intermarché-Circus-Wanty).