Tour de France: Bob Jungels vence etapa 9 após longa corrida solo

Por Outside USA

Tour de France etapa 9
Foto: reprodução/twitter/BobJungels

O piloto de Luxemburgo, Bob Jungels (AG2R-Citroën) venceu a etapa 9 do Tour de France depois de deixar seus companheiros separatistas no Col de la Croix e iniciar um ataque solo de 65 km.

Leia mais:

+ Covid no pelotão: dois pilotos testam positivo e abandonam Tour de France

+ Tudo o que você precisa saber sobre o Tour de France 2022

+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia

Para vencer sua primeira etapa no Tour, ele segurou uma cobrança tardia de Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) e marcou um retorno triunfante à forma. Isso porque, nos últimos dois anos, Jungles passou por dificuldades com endofibrose arterial, uma condição rara que reduz o fluxo sanguíneo para as pernas.

Atrás do luxemburguês, Tadej Pogačar (UAE Team Emirates) manteve o controle sobre a camisa amarela e sua vantagem de 39 segundos sobre o segundo colocado Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma).

“Estou impressionado para ser honesto”, disse Jungels após a corrida. “Isso é enorme, é para isso que eu vim aqui. Eu sei que isso significa muito para a equipe. Depois de alguns anos lutando com cirurgias e tudo mais. Também conquistar a vitória desta forma, é o meu estilo de corrida, é o meu estilo de conquistar as vitórias.

“Estou super feliz, vi que minha forma estava melhorando a cada dia. Eu sabia que tinha que tentar de longe porque na última subida não era possível fugir dos favoritos, então experimentei e funcionou.

“Lembrou-me muito da minha vitória de Liège. Eu sabia que, se eu conseguisse chegar ao topo [da subida], poderia ganhar algum tempo no plano e na descida. Apenas mantive meu ritmo. Eu sabia em que ritmo eu não iria explodir, então eu apenas mantive lá.”

+ Tour de France 2022: onde assistir

“Nos últimos dias eu me senti cada vez melhor, ontem eu estava no mix, mas ganhar e estar no mix, é um grande passo”, disse ele. “Corri todos os riscos que pude e deu certo, então estou muito grato. Só quero agradecer à minha equipe e a todos que acreditaram em mim esses anos”.