Parte do charme do Tour de France é sua complexidade, mas isso também pode ser um obstáculo para os novos fãs acompanharem esse grande evento do ciclismo mundial. Entenda aqui tudo o que você precisa saber sobre o Tour de France, que em 2022 começa em Copenhague em 1º de julho e termina em Paris em 24 de julho.
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Qual a distância do Tour de France 2022?
O Tour deste ano é de 3.328 km. Como em todos os anos, a corrida consiste em 21 etapas ao longo de três semanas. Há três dias de descanso em que não há corridas este ano. Há dois contra-relógios este ano, um em Copenhague no dia de abertura da corrida e o segundo na penúltima etapa da corrida.
Confira todas as etapas do Tour de France 2022:
1ª etapa – 1 de julho: Copenhague – Copenhague (contra-relógio) 13 km
2ª etapa – 2 de julho: Roskilde – Nyborg (plano) 199 km
3ª etapa – 3 de julho: Vejle – Sonderborg (plano) 182 km
Transferência – 4 de julho
4ª etapa – 5 de julho: Dunquerque – Calais (relevos acidentados) 172 km
5ª etapa – 6 de julho: Lille Metropole – Arenberg Port du Hainaut (relevos acidentados) 155 km
6ª etapa – 7 de julho: Binche – Longwy (relevos acidentados) 220 km
7ª etapa – 8 de julho: Tomblaine – Super Planche des Belles Filles (montanha) 176 km
8ª etapa – 9 de julho: Dole – Lausanne (relevos acidentados) 184 km
9ª etapa – 10 de julho: Aigle – Châtel Les Portes du Soleil (montanha) 183 km
Descanso – 11 de julho: Morzine Les Portes du Soleil
10ª etapa – 12 de julho: Morzine Les Portes du Soleil – Megève (relevos acidentados) 148 km
11ª etapa – 13 de julho: Albertville – Col du Granon Serre Chevalier (montanha) 149 km
12ª etapa – 14 de julho: Briançon – Alpe d’Huez (montanha) 166 km
13ª etapa – 15 de julho: Bourg d’Oisans – Saint-Etienne (plano) 193 km
14ª etapa – 16 de julho: Saint-Etienne – Mende (relevos acidentados) 195 km
15ª etapa – 17 de julho: Rodez – Carcassonne (plano) 200 km
Descanso – 18 de julho: Carcassonne
16ª etapa – 19 de julho: Carcassonne – Foix (relevos acidentados) 179 km
17ª etapa – 20 de julho: Saint-Gaudens – Peyragudes (montanha) 130 km
18ª etapa – 21 de julho: Lourdes – Hautacam (montanha) 143 km
19ª etapa – 22 de julho: Castelnau-Magnoac – Cahors (plano) 189 km
20ª etapa – 23 de julho: Lacapelle-Marival – Rocamadour (contra-relógio) 40 km
21ª etapa – 24 de julho: Paris La Défense Arena – Paris Champs-Elysées (plano) 112 km
Como funciona e quem ganha o Tour de France?
O piloto com o menor tempo geral após 21 etapas vence. Há também vencedores de etapas todos os dias, onde o primeiro corredor a cruzar a linha vence.
Em 2022, um total de 22 equipes vão disputar a prova.
As equipes são formadas por 9 ciclistas. A equipe inclui um líder, sprinters, escaladores e gregários que conseguem pegar água e outros suprimentos no carro da equipe para os demais ciclistas e protegem o líder perseguindo as fugas do pelotão e andando na sua frente para protegê-lo no vácuo. Isso pode economizar de 20% a 40% da energia do líder da equipe.
Os ciclistas se revezam na frente do grupo (chamado de pelotão), permitindo que os outros ciclistas se beneficiem dessa formação. Quando o ciclista na frente – o passista – cansa, ele vai para trás e outro ciclista ocupa seu lugar. Se um ciclista de outra equipe “atacar”, afastando-se do pelotão e abrindo distância, alguns membros da equipe trabalham para acelerar o ritmo de todo o pelotão e pegar o oponente.
A dificuldade das etapas
Tradicionalmente, o Tour é mais tranquilo no início, contendo muitas etapas planas. Essas etapas geralmente são decididas em um sprint final onde os especialistas competirão para definir o vencedor num movimento de lançamento da bicicleta sobre a linha de chegada, a uma velocidade próxima que facilmente chega a 65 km/h. Esses velocistas vão somando pontos de sprint, tanto na chegada de cada etapa, como em metas volantes.
Em seguida, as etapas passam pela região de montanhas, onde os escaladores se destacam. Os primeiros ciclistas a passarem pelas metas de montanha ganham pontos.
A terceira parte da corrida é uma prova de contrarrelógio, na qual os ciclistas largam um a um com intervalo de dois minutos entre eles, respeitando a ordem inversa da classificação geral. Quem vencer o trajeto no menor tempo vence a etapa.
O que é um pelotão?
O maior grupo de ciclistas na estrada. Ao andar em um pelotão, um ciclista usa 30% menos energia do que se estivesse andando sozinho. Um pelotão perseguidor muitas vezes tem uma vantagem sobre um separatista menor.
O que é hors catégorie?
O Tour de France atribui categorias às suas subidas com base em sua extensão, inclinação e onde elas caem durante a etapa. A mais fácil é a Categoria 4, que geralmente é uma subida com menos de 2 km de extensão. As subidas mais difíceis são chamadas de “Hors Catégorie”, ou além da categoria. Muitas vezes uma subida ganha esta distinção devido ao ganho de elevação vertical, ou porque é um cume.
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Além de regras específicas, o torneio conta com um tipo de classificação etapa a etapa, e ligada a cores das camisas do Tour de France – algo bem próprio do ciclismo.
Camisa amarela
A camisa amarela é vestida pelo líder do Tour na classificação geral. Em outras palavras, o ciclista que somar o menor tempo individual nas etapas concluídas. Seus “donos” costumam ser os sprinters (nas primeiras etapas) e os escaladores (quando chegam as etapas de montanha). No final, ela costuma vestir algum bom escalador, que conseguiu abrir segundos de vantagem para o ciclista vice-líder da competição, tornando-se campeão do Tour de France.
Branca com bolinhas vermelhas
O título de “rei da montanha” existe desde o Tour desde 1933 (o primeiro a conquistá-lo foi o espanhol Vincente Trueba). Mas a jersey branca com bolinhas vermelhas apareceu pela primeira vez em 1975. Lucien Van Impe a conquistou naquele ano. E o francês Richard Virenque detém o recorde do melhor escalador: venceu sete vezes entre 1994 e 2004.
Camisa verde
A camisa verde foi criada em 1953 para o 50º aniversário do Tour. Ela adicionou um novo desafio à corrida, outra camisa para tentar ganhar: a do vencedor por pontos, conseguidos durante metas intermediárias, que acontecem dentro de cada etapa. A primeira camisa verde da história foi usada pelo suíço Fritz Schaer. É usada pelo líder da classificação em pontos. Os pontos são ganhos durante esses sprints intermediários e nas chegadas do estágio.
Camisa branca
A “camisola” branca foi criada em 1975. Em 1988, a camisola foi descontinuada, reaparecendo no pelotão em 2000. Ela “recompensa” o ciclista mais bem colocado com menos de 25 anos de idade. Não é à toa que já revelou grandes “futuros talentos” do ciclismo: Denis Menchov em 2003, Alberto Contador em 2007, Andy Schleck de 2008 a 2010, Pierre Rolland em 2012.
A corrida deste ano terá um prêmio em dinheiro total de € 2.288.450 (aproximadamente R$12,6 milhões) sendo dividido entre os vários vencedores da classificação, vencedores de etapas, prêmios de equipe, sprints intermediários e o piloto que cruzar primeiro o pico mais alto do Tour de France.
O vencedor final da camisa amarela embolsará a maior quantidade de prêmios em dinheiro com € 500.000 (R$2,7 milhões) por levar a camisa icônica do Tour de France.
O segundo e terceiro no pódio recebem € 200.000 (R$1,1 milhão) e € 100.000 (R$ 550 mil), respectivamente, com valores decrescentes dados aos pilotos quanto mais abaixo na classificação eles estiverem.
Mesmo se você não estiver na disputa do GC, terminar a corrida renderá ao piloto € 1.000 (R$5.500) em prêmios em dinheiro. No total, quase metade do prêmio total é distribuído para as posições do GC no final da corrida.