“Tour Aromático”: conheça o roteiro que valoriza práticas sustentáveis na Amazônia

Por Redação

Tour Aromático
Roteiro a 380 km de Manaus proporciona uma imersão pelos aromas e saberes da Amazônia. Foto: Michel Paz / Idesam.

Um roteiro que valoriza o potencial das plantas nativas brasileiras, além de incentivar um turismo que adota práticas sustentáveis nas comunidades locais.

Esse é o “Tour Aromático na Amazônia”, ideia que surgiu durante uma viagem de barco das amigas Aline Alves e Ana Medori, fundadoras da Aura Amazônia, pelas águas do Rio Negro.

Veja também
+ Turismo regenerativo: como deixar uma pegada positiva nas viagens
+ Conheça o casal que pretende visitar todos os 74 parques nacionais do Brasil
+ Brou Bruto Drews conclui em pouco mais de 40 horas FKT na Amazônia

O passeio acontece na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, a cerca de 380 km de Manaus, onde os turistas podem participar de uma verdadeira imersão pelos aromas e conhecimentos da floresta.

O projeto teve início em 2022, mobilizando 11 turistas na primeira turma. Agora, um novo encontro está programado para os dias 17 a 23 de março deste ano.

“No Tour Aromático os turistas podem acompanhar a rotina da usina de óleos amazônicos, conhecer os extrativistas que coletam a matéria prima e conhecer sobre a história da RDS do Uatumã e seus povos”, afirma Louise Lauschner, especialista em cadeias da sociobiodiversidade do Idesam (Instituto de Desenvolvimento da Amazônia), parceiro da iniciativa.

O Tour também faz parte de um programa de geração de renda para a população local.  Além disso, também colabora para a diminuição de extrações ilegais de matéria prima na floresta amazônica.

De acordo com Louise, roteiros como esse valorizam práticas como o Turismo de Base Comunitária (TBC), tema vem chamando cada vez mais a atenção por incentivar o turismo que adota práticas sustentáveis em comunidades tradicionais.

“No Tour Aromático, tudo foi pensado em parceria com os ribeirinhos, desde a aula de destilação de Breu na usina de óleos, a presença dos guias na floresta, até o piloto que leva a lancha com os visitantes e a propriedade da pousada. Além disso, o Idesam cede um funcionário para acompanhar o tour em tempo integral. Também há a compensação monetária de todos os produtos que as cooperativas oferecem, numa feira organizada pelos próprios ribeirinhos”, complementa a idealizadora Ana Luiza Medori.   

Reserva do Uatumã

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Uatumã fica na região do médio Rio Amazonas. É a primeira Unidade de Conservação do Brasil que possui como estratégia de gestão a utilização dos serviços ambientais para auxiliar sua implementação.

O local abriga populações que vivem à base de sistemas sustentáveis de exploração de recursos naturais desenvolvidos ao longo de gerações. Estes modelos foram adaptados às condições ecológicas locais e específicas, de forma a fornecer o papel da protetores da natureza e mantenedores da diversidade biológica. Cravada no coração da Amazônia, a RDS é formada por áreas de floresta densa, em terra firme, e áreas inundáveis.

Entre as diversas personalidades aromáticas presentes na região se destacam andiroba, muru-muru, copaíba, buriti, breu, tucumã e cupuaçu. Já entre a fauna, estão bastante presentes o tamanduá-bandeira, peixe-boi e os tracajás, todos animais em risco de extinção.

SE JOGA:

Tour Aromático Amazônia
Manaus – Uatumã
17 a 23 de março de 2023
Informações e link para inscrições: @auraamazonia

Com informações de Idesam e Voe News.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo