Vinagre de maçã desincha o corpo?

por Redação

vinagre de maçã
Foto: Shutterstock

Quão maravilhoso seria se você conseguisse desinchar o corpo com a ajuda de algo que já está na sua cozinha? As pessoas estão usando vinagre para inchaço. Mais especificamente, dizendo que o vinagre de maçã pode acabar com ele.

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Recentemente, ele também foi (erroneamente) apontado como uma “cura” para tudo, desde resfriados a infecções fúngicas. Mas afinal, vinagre pode realmente reduzir o inchaço?

Por que as pessoas acham que vinagre ajuda com o inchaço?

Não é uma relação tão direta. Vinagre contém probióticos, que regulam o intestino, que ajuda a evitar o inchaço. A principal fonte de probióticos no vinagre é o ácido acético, um o subproduto do açúcar das maçãs depois que elas são fermentadas.

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A ideia é que os probióticos melhoram a saúde intestinal, disseminando bactérias saudáveis e promovendo a regularidade– o que equivale a menos inchaço. As “boas bactérias” encontradas no vinagre podem não ser capazes de sobreviver no ambiente ácido do estômago.

A pectina é outro ingrediente do vinagre de maçã que acredita-se que diminui o inchaço. A  pectina é um tipo de fibra solúvel geralmente encontrada em frutas maduras, e é benéfica para a saúde do cólon e faz outras coisas úteis para a sua barriga, como ajudar a regular o intestino.

Mas a quantidade de pectina em uma maçã real é muito maior do que em uma colher de sopa de vinagre de maçã. Você precisa beber um quarto de xícara de vinagre para que a pectina tenha algum efeito real. Melhor não, né?

Então, devo usar vinagre de maçã para inchaço ou não?

Digamos que você decida tomar o suficiente para colher os benefícios da pectina. Uma quantidade tão grande assim de vinagre pode fazer muito mal para seu corpo, porque o vinagre é muito ácido. Portanto, consumir mais que uma colher de sopa pode levar à erosão do esmalte dos dentes, refluxo ácido e à irritação do sistema digestivo. Pior ainda: o excesso dele poderia contribuir para uma queda nos níveis de potássio, o que poderia até afetar o funcionamento de seus músculos e nervos.

Mais uma vez, o segredo é uma alimentação saudável mas variada. O vinagre de maçã pode ser usado no contexto de uma dieta saudável, como tempero em molhos para salada, marinadas ou para conservar verduras. Para melhorar o inchaço, continue cuidando do inchaço através de técnicas comprovadas, como reduzir o sódio e beber mais água.