
O brasileiro Henrique Avancini terminou a primeira etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike 2023 ficando na 43ª colocação na prova de XCO masculino, vencida pelo inglês Tom Pidcock, da equipe Ineos Grenadiers. A corrida aconteceu em Nové Mesto na Moravé, República Tcheca, com a participação de 122 atletas. O tempo durante a prova estava nublado, com chuva fina em alguns momentos, o que deixou os pilotos sujos de lama.
Tom Pidcock terminou as oito voltas do circuito XCO na marca de 1h22’46”, com uma diferença de cinco segundos para o segundo colocado, o francês Joshua Dubau, na marca de 1h22’51”. O francês chegou a liderar a prova depois que Tom caiu, mas o inglês conseguiu recuperar a liderança logo depois. O suíço Nino Schürter, campeão mundial de MTB, completou o pódio, conquistando o terceiro lugar no tempo de 1h23’09” (+23s).
Brasileiros
Dos quatro atletas que defenderam a bandeira verde e amarela, Henrique Avancini foi o melhor colocado, finalizando a prova na 43ª posição com o tempo de 1h28’36”. Ele largou na 29ª posição na prova de hoje, após a 29ª colocação no XCC da última sexta.
Durante a prova, chegou a ficar em 31º por um bom tempo, mas caiu para a 51ª posição, recuperando-se pouco tempo depois. José Gabriel Marques de Almeida, da Squadra Oggi, terminou com seis voltas (2 laps) e ficou em 91º lugar. Ulan Galinski, também da Caloi, ficou em 94º (2 laps) e Luiz Henrique Cocuzzi, da Sense Factory Racing, não terminou a corrida, finalizando na quarta volta.
Top 10 masculino
Top 10 Feminino