Um tigre de 4 anos de idade foi testado positivo para o coronavírus em um zoológico do Bronx, em Nova York, nos Estados Unidos. Nadia é uma fêmea e pode ter sido o primeiro caso de contágio em um animal nos Estados Unidos. O tigre com coronavírus foi contagiado por um dos tratadores.
O tigre começou a apresentar sintomas como tosse seca em 27 de março e por isso foi testado. O animal deve se recuperar normalmente, de acordo com a Sociedade de Conservação da Vida Selvagem do Zoológico do Bronx.
As amostras de Nadia, sua irmã Azul e outros três leões foram testadas quando os animais começaram a mostrar sintomas de doenças respiratórias, de acordo com o Laboratório Nacional de Serviços Veterinários dos Estados Unidos. Nenhum dos outros animais do zoológico do Bronx tem sintomas do tipo, inclusive outros grandes felinos como leopardos e chitas.
“Apesar de terem demonstrado menos apetite, os grandes felinos do zoológico estão respondendo bem aos cuidados veterinários e estão bem, alertas e interagem com seus cuidadores”, informou o zoológico.
Não se sabe como a doença pode se desenvolver em grandes felinos, já que espécies diferentes podem reagir de formas diversas a novas infecções, mas vamos continuar monitorando de perto para garantir que se recuperem completamente”, informou o zoológico. O teste usado é diferente do usado em pessoas e foi feito por um laboratório veterinário.
O contágio foi devido ao contato com um funcionário que tinha o coronavírus, mas estava assintomático para a Covid-19. O zoológico está fechado ao público desde 16 de março.
+ Primeiro caso de gato com coronavírus é confirmado na Bélgica
Há outros dois casos confirmados com o coronavírus de cachorros na China e um gato na Bélgica. Os animais domésticos não transmitem o vírus a humanos.